Indian MM5A, a mais pequena mota da marca americana vai a leilão

Mercado 12 Mar 2021

Indian MM5A, a mais pequena mota da marca americana vai a leilão

Nem só de motos grandes e robustas é feita a história da marca americana Indian. Com a ideia dos pequenos motards criarem um legado à volta da marca, a Indian decidiu entrar no mercado das mini bikes e assim, ao crescerem, iriam adquirir as motos maiores da marca.

Tal como os seus modelos vendidos nos anos 60 e 70, época conturbada para a Indian, a MM5A não foi desenvolvida pela Indian, mas sim por outra marca na Europa, neste caso a Italjet, que tinha construído a Mini Mini Bambino. Como a MM5A era destinada aos mais novos, a Indian oferecia a possibilidade de a moto vir equipada com duas rodas laterais de apoio.

Para evitar que a MM5A atingisse velocidades capazes de provocar sérias lesões aos mais novos, a admissão de ar era bastante restrita, para limitar a mistura de ar e combustível. No entanto, poderia ser ajustada para aumentar a potência, conforme o mais novo ia tendo mais experiência.


Para locomover esta pequena moto, está um motor de um cilindro com 50cc e uma potência limitada de 1,5cv, podendo atingir cerca de 20 km/h de velocidade máxima. Acoplado ao motor está uma embraiagem centrífuga, sem caixa de velocidades. A travagem está a cargo de travões de tambor na frente e traseira. As jantes raiadas são de 8” e tem a tradicional suspensão de forquilha na frente e braço oscilante com dois amortecedores na traseira.

Hoje em dia, são poucos os exemplares que sobreviveram, muito menos em bom estado. A Mecum vai levar este exemplar da Indian MM5A de 1969 a leilão, num evento em Glendale, nos dias 18 a 20 de Março. Sempre do mesmo proprietário até 2020, está em muito bom estado e toda original, ainda com o manual original a acompanhar a moto.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Indian MM5A Italjet Mini Mini Bambino Mecum


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment