Competição • 01 Jan 2020
Racing Beat: A empresa que levou ao limite os Mazda com motor Wankel
O British Saloon Car Championship, conhecido também por BSCC, foi o antecessor do actual BTCC, tendo o seu primeiro campeonato ocorrido em 1958 e o último em 1986. Tal como o nome indica era um campeonato destinado a berlinas familiares, dividido em várias classes, consoante a cilindrada.
No entanto, o Mazda RX-7, automóvel desportivo que de berlina tem pouco, conseguiu competir e vencer dois campeonatos pelas mãos de Win Percy, para desânimo dos adeptos da British Leyland.
Este Mazda RX-7 foi o primeiro automóvel nipónico a vencer o campeonato BSCC, a juntar ao seu motor rotativo Wankel, diferente de todos os seus concorrentes. Ainda assim, este não foi o primeiro automóvel japonês, nem o primeiro com motor rotativo, a ingressar no campeonato, visto que, em 1974, Wendy Markey competiu com um Mazda RX-3 Savanna, apoiada pela marca e com a publicidade da revista Penthouse.
Passando para o ano de 1980, sem se saber como, a Mazda conseguiu homologar o RX-7 da primeira geração, para competir nas novas regulamentações do campeonato. A preparação dos automóveis ficou a cargo da TWR, ou Tom Walkinshaw Racing, que com o motor de 1,2 litros de cilindrada produzia cerca de 220cv. Win Percy venceria então o campeonato em 1980 e em 1981. Este RX-7 teve ainda sucesso nas 24 Horas de Spa de 1981, quando venceu a corrida de resistência com Tom Walkinshaw e Pierre Dieudonne aos seus comandos.
Infelizmente, a parceria entre Walkinshaw e Percy chegaria ao fim, devido a desentendimentos, sendo que Percy voltou para a Toyota, para levar o título em 1982 no seu Corolla AE86.
Competição • 01 Jan 2020
Racing Beat: A empresa que levou ao limite os Mazda com motor Wankel
Competição • 16 Jan 2017
10º Passeio Road Book em Mazel, Terras de Santa Maria da Feira
Competição • 27 Jul 2018