Quando o Mazda RX-7 entrou no campeonato britânico de automóveis de turismo

Competição 09 Mar 2021

Quando o Mazda RX-7 entrou no campeonato britânico de automóveis de turismo

O British Saloon Car Championship, conhecido também por BSCC, foi o antecessor do actual BTCC, tendo o seu primeiro campeonato ocorrido em 1958 e o último em 1986. Tal como o nome indica era um campeonato destinado a berlinas familiares, dividido em várias classes, consoante a cilindrada.

No entanto, o Mazda RX-7, automóvel desportivo que de berlina tem pouco, conseguiu competir e vencer dois campeonatos pelas mãos de Win Percy, para desânimo dos adeptos da British Leyland.

Este Mazda RX-7 foi o primeiro automóvel nipónico a vencer o campeonato BSCC, a juntar ao seu motor rotativo Wankel, diferente de todos os seus concorrentes. Ainda assim, este não foi o primeiro automóvel japonês, nem o primeiro com motor rotativo, a ingressar no campeonato, visto que, em 1974, Wendy Markey competiu com um Mazda RX-3 Savanna, apoiada pela marca e com a publicidade da revista Penthouse.


Passando para o ano de 1980, sem se saber como, a Mazda conseguiu homologar o RX-7 da primeira geração, para competir nas novas regulamentações do campeonato. A preparação dos automóveis ficou a cargo da TWR, ou Tom Walkinshaw Racing, que com o motor de 1,2 litros de cilindrada produzia cerca de 220cv. Win Percy venceria então o campeonato em 1980 e em 1981. Este RX-7 teve ainda sucesso nas 24 Horas de Spa de 1981, quando venceu a corrida de resistência com Tom Walkinshaw e Pierre Dieudonne aos seus comandos.

Infelizmente, a parceria entre Walkinshaw e Percy chegaria ao fim, devido a desentendimentos, sendo que Percy voltou para a Toyota, para levar o título em 1982 no seu Corolla AE86.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Mazda RX-7 Tom Walkinshaw Racing


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment