Afinal, quem inventou o cinto de segurança?

Arquivos 04 Mar 2021

Afinal, quem inventou o cinto de segurança?

Ao contrário do que alguns publicitam a Volvo foi de facto quem inventou o cinto de segurança de 3 pontos e que o mesmo surge no final da década de 1950 graças ao engenheiro sueco Nils Bohlin.
 
A 13 de Agosto de 1959, foi entregue o primeiro automóvel equipado com um cinto de segurança de 3 pontos. A viatura era um Volvo PV544 vendido num concessionário Volvo em Kristianstad, na Suécia.
 
cintoseguranca1
 
A Volvo foi também o primeiro fabricante no mundo a equipar, de série, os seus automóveis com cintos de segurança de 3 pontos, nos bancos da frente. No mercado nórdico, para além dos PV544 também o P120 (Amazon) recebeu esta mais-valia em matéria de segurança.
 
cintoseguranca2
 
A invenção, que se estima ter já salvo mais de 1 milhão de vidas, foi patenteada de forma aberta o que significava que estava/está totalmente disponível para que todos os condutores pudessem beneficiar de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, independentemente da marca que estivessem a conduzir, reforçando a frase dos fundadores da marca sueca que ainda hoje norteia os seus valores: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.” Assar Gabrielsson & Gustav Larson – Fundadores da Volvo – 1927
 
cintoseguranca3


TAGS: Nils Bohlin Volvo


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment