O Fiat 124 Sport Spider e eu

Clássicos 27 Fev 2021

O Fiat 124 Sport Spider e eu

Por Marcos Santos

Existem automóveis que nos captam a atenção de imediato, seja pela silhueta, pela cor, pelas jantes ou simplesmente porque sim, não conseguimos tirar os olhos.
 
No 120º aniversário da Fiat não podia deixar de enaltecer um modelo da marca italiana que já conta com 52 anos e que teve direito a um irmão mais novo em 2017, aquando da comemoração do seu 50º aniversário. Refiro-me ao Fiat 124 Sport Spider.
 

 
A minha experiência com este modelo desportivo deu-se quando passava numa garagem colectiva, algures pelo Porto e me deparei com um exemplar de 1970, de cor verde e capota bege.
 
Abordei o seu proprietário, que cordial e resumidamente me contou a história do seu 124 Sport Spider de 1970, como fez questão de ressalvar sempre. Referiu que pertencia a uma série limitada daquele ano, com motor 1.6 litros e com cinco velocidades. Coisa rara naquele tempo, dizia.
 
Também contou, com particular gozo, que adquiriu o seu automóvel a um amigo, num jantar, numa brincadeira. Daquelas brincadeiras sérias que nos fazem nunca mais querer largar o brinquedo, tal como uma criança na noite de Natal.
 
Pois bem, o Fiat 124 Sport Spider foi produzido entre 1967 e 1985, tendo o dedo (ou o lápis) de Pininfarina. Com um motor dianteiro e tracção traseira, os seus blocos de motor variavam entre os 1400cc e os 2000cc, debitando 90cv na sua configuração mais modesta e 133cv na sua plenitude muscular.
 

 
Porém, além da performance simpática num desportivo cabrio, o que impressionava verdadeiramente os seus aficionados eram as suas linhas inovadoras e o seu charme italiano, ao estilo bom rebelde, combinado no seu interior a pele e a madeira que lhe conferia um toque delicado, mas audaz.
 
O Fiat 124 Sport Spider mereceu ainda um toque da Abarth, dando um ar agressivo e de rally a este descapotável.
 

 
É, sem dúvida, daqueles automóveis clássicos que fica bem em qualquer garagem e demonstra ser um “brinquedo” apelativo de grande valor futuro.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube