Raro Ford Model T Snowmobile de 1926 está à venda

Mercado 19 Fev 2021

Raro Ford Model T Snowmobile de 1926 está à venda

Nas zonas do planeta onde neva bastante, a locomoção das pessoas torna-se num grande problema, muito mais agravado no início do século XX. Para tentar diminuir os efeitos desse problema, Virgil White concebeu um kit de conversão para aplicar nos Ford Model T, tornando-o num Snowmobile.

Virgil White era um concessionário e reparador da Ford, em West Ossipee, em New Hampshire que, em 1913, patenteou a conversão dos Ford Model T Snowmobile, iniciando a sua venda somente em 1922, após vários anos de testes para aperfeiçoar o produto. O próprio Henry Ford ficou impressionado com a conversão, que autorizou White a vender os seus kits a outros concessionários.

O kit de conversão incluía dois skis na frente, um segundo conjunto de rodas na traseira, onde em ambos os lados eram aplicadas lagartas, inicialmente produzidas em metal com junções de tecido, passando, posteriormente, a ser totalmente em metal conectadas por elos de corrente.


White indicava que o seu kit poderia andar com até 76 cm de neve a uma velocidade de cerca de 30 km/h. Mas não só de neve poderia ser utilizado o Snowmobile, já que removendo os skis, este poderia fazer incursões em lama e areia.

No primeiro ano, White produziu 70 kits e continuou a sua produção até 1925, altura em que vendeu os direitos à Farm Specialty Manufacturing Company, de New Holstein, Wisconsin, tornando os kits num produto produzido em massa, vendendo 3300 unidades por ano. No entanto, com o aparecimento dos “limpa-neves”, que facilitavam o uso das estradas, as vendas dos kits diminuíram e a fábrica encerrou em 1929.

Hoje em dia, um Ford Model T Snowmobile é extremamente raro e a Legendary Motorcar Company, de Ontário, no Canadá, tem este exemplar à venda, por 59.900 dólares, cerca de 49.500 euros. No entanto, este Ford Model T Touring Snowmobile é ainda mais raro e especial, pois tem montados os skis na frente, juntamente com as rodas, totalmente diferente dos outros exemplares conhecidos. Está equipado com o motor de quatro cilindros em linha, de 2,9 litros de cilindrada e utiliza uma caixa de velocidade planetária, com duas velocidades para a frente e uma para trás. Foi submetido a um extensivo restauro em 2014, estando num estado irrepreensível.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Model T Legendary Motorcar Company Virgil White


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment