Porsche 928 Studie H50, uma Shooting Brake mais versátil

Clássicos 18 Fev 2021

Porsche 928 Studie H50, uma Shooting Brake mais versátil

Por Tiago Nova

Após a concepção da anterior Shooting Brake 928-4, a Porsche decide pegar no mesmo conceito, mas torná-lo mais versátil, com a aplicação de duas pequenas portas traseiras, que abriam em sentido oposto das da frente, muito ao estilo do Mazda RX-8 que chegou ao mercado anos mais tarde.

Com a denominação Porsche 928 Studie H50, o projecto teve início em 1986, com duas versões diferentes da secção traseira em discussão em Zuffenhausen. Em 1987, o produto final é elaborado e testado, com vista mesmo à sua produção em série, terminado numa cor lilás e com um comprimento maior, para melhorar a habitabilidade traseira, com base no chassis no 928 S4. A mecânica também proveio da mesma fonte, equipado com o motor V8, com dupla árvore de cames em cada cabeça e cinco litros de cilindrada, desenvolvendo 330cv.

Como curiosidade, este projecto foi desenvolvido em conjunto com a AMG, na altura ainda independente da Mercedes-Benz, e a sua construção foi levada a cabo pela American Sunroof Corporation, também conhecida por ASC, fundada por Heinz Prechter, que tinha uma grande relação com a marca alemã.


No entanto, em 1989, foi decidido não avançar com a produção em série, tudo porque após mais de 8000 km de testes os engenheiros chegaram à conclusão que a rigidez estrutural do chassis do 928 ficava bastante comprometida e não foi do agrado da marca. O único protótipo construído ficou guardado, não vendo a luz do dia há mais de 25 anos. Hoje, está em exposição no Museu da Porsche.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: American Sunroof Corporation AMG Porsche 928


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment