Raro Datsun 240Z Super Samuri vai a leilão

Mercado 17 Fev 2021

Raro Datsun 240Z Super Samuri vai a leilão

O Datsun 240Z é um dos automóveis nipónicos mais apreciados pelos coleccionadores, pois combina um desenho soberbo com performances a condizer, fazendo com que seja um dos melhores desportivos dos anos 70, com preços mais acessíveis. O design esteve a cargo de Albrecht Goertz, com inspiração no Jaguar Type E e no Porsche 911, dois desportivos de topo de época.

Mas não só do design se gaba o 240Z, por baixo da carroçaria monocoque, está uma suspensão independente nas quatro rodas, direcção de pinhão e cremalheira e travões de disco na frente, tudo soluções encontradas só em automóveis mais caros. O motor esse é o L24 de seis cilindros em linha, com 2,4 litros de cilindrada e árvore de cames à cabeça, desenvolvendo 150cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Como em todos os automóveis desportivos, a sua forma original não é suficiente e, dessa maneira, Spike Anderson, que tinha trabalhado na Broadspeed, fundou a Samuri Motor Company para alterações dos modelos Z da Datsun, em máquinas diabólicas, que não só alterava a mecânica, mas também tudo o resto do automóvel para as performances ficarem a condizer.


Este Datsun 240Z tem uma história de vida interessante. Foi adquirido novo por um Capitão do Exército britânico, enquanto estava em missão no Chipre. Posteriormente, o automóvel foi para o Reino Unido e vendido ao seu segundo proprietário, o piloto Eddie Stephens, que o levou ao especialista Spike Anderson para o converter na versão Samuri, em 1974. Competiu com ele em algumas provas, até que um dia teve um pequeno acidente a caminho de casa e encostou o 240Z, ficando esquecido por anos.

Após esses anos todos parado, este 240Z foi resgatado por James Morris, um especialista da marca, que já escreveu vários livros sobre os Z. Entre 1997 e 1998 foi submetido a um extensivo restauro por Morris e Kevin Bristow, com a supervisão do próprio Spike Anderson. Foi durante este restauro, que o 240Z passou de Samuri, para a versão Super Samuri. Com o automóvel segue toda a documentação da Samuri Conversions, que comprova a alteração inicial para a versão Samuri, assim como a conversão posterior em Super Samuri. Isto é fundamental, devido ao grande número de réplicas feitas destas versões.

Com a conversão em Super Samuri, o motor foi alargado para os 2,6 litros de cilindrada, recebeu uma cabeça de motor com válvulas maiores, árvore de cames mais agressiva, colector de admissão Mangoletsi, três carburadores Weber 45DCOE, caixa de velocidades reforçada, assim como a suspensão e travões melhorados. O motor passou a debitar uma potência de 183cv às 6300 rotações por minuto.

Exteriormente, foram retirados os para-choques, tem arcos das rodas mais pronunciados, faróis cobertos e spoilers na frente e traseira. A pintura é a correcta para um Super Samuri, com as inscrições pintadas à mão. No interior conta com um rollbar, duas backets, cintos de competição e sistema de supressão de incêndio.

Com apenas 9300 km, este 240Z Super Samuri irá ser levado a leilão pela Silverstone Auctions, no próximo dia 27 de Março.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Datsun 240Z Samuri Silverstone Auctions


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment