Oito automóveis soviéticos com base em modelos ocidentais

Clássicos 12 Fev 2021

Oito automóveis soviéticos com base em modelos ocidentais

As semelhanças destes automóveis soviéticos com os seu pares ocidentais são notórias, principalmente no que diz respeito à sua estética, mas podemos encontrar diferenças em termos de funcionamento, em alguns dos casos. Segue-se uma lista de oito modelos soviéticos com inspiração em automóveis ocidentais.


GAZ-A e Ford-A



No final da década de 20, a União Soviética deu início a um intenso período de industrialização, e este começou por assinar um acordo com a Ford. Neste ficava estabelecido a compra de direitos de autor de todas as tecnologias existentes da marca norte-americana, bem como de futuras invenções que fossem criadas na década seguinte. A primeira fábrica foi inaugurada em Níjni Novgorod sendo que, inicialmente, esta se dedicava apenas a produção de automóveis Ford, mas pouco tempo depois começou o fabrico de uma cópia soviética, denominada GAZ-A, que se tornou no primeiro automóvel produzido em série na União Soviética.


Gaz-M1 e Ford Model B 40A Fordor Sedan


Em 1936, a fábrica de Níjni Novgorod iniciou a produção do principal veículo da polícia soviética, o GAZ-M1. Uma vez que na época os automóveis das forças de segurança eram pretos, este modelo ficou com o apelido de “Corvo Negro”. Segundo Andrei Zimin, do Museu de Tecnologia Automotiva UMMC, “O GAZ-M1 era baseado no Ford B 40A Fordor Sedan, embora o design do interior fosse diferente. A principal característica do modelo americano era um motor de oito cilindros. O GAZ-M1 tinha um motor de quatro cilindros, que era menos potente, mas tinha uma suspensão significativamente mais robusta.”


Leningrad-1 e Buick 32-90


Um lote experimental do modelo Leningrad-1, também conhecido apenas como L-1, foi construído na fábrica de Leningrado no ano de 1933, e este era uma cópia do modelo 32-90 da marca americana Buick. Este acabou por não ser produzido em série e, pouco tempo depois, a fábrica começou a produzir tratores e tanques. No entanto, os desenhos do L-1 foram entregues à fábrica de Stalin, em Moscovo, onde se produziu a primeira limusine soviética, a ZIS-101, em 1936.


ZIS-110 e Packard-120


O modelo ZIS-110 foi produzido pela primeira vez a meio da década de 40, e este era muito semelhante ao Packard-120 de 1941, embora um pouco maior. Esta era a marca preferida de Stalin, mas o tamanho foi aumentado. Para além de serem usados para as necessidades do governo, estes automóveis serviram também de ambulâncias e táxis na rota de Moscovo-Simferopol.


ZAZ-965 e Fiat 600


Enquanto desenvolviam limusines, os engenheiros soviéticos continuavam a trabalhar em modelos para produção em série. Em 1960, a fábrica de Zaporojie começou a produzir um automóvel pequeno, com o nome de Zaporojets. Graças à forma arredondada do capot, este modelo ficou logo apelidado de “Corcunda”. Acredita-se que o ZAZ-965B tenha sido inspirado no pequeno automóvel italiano, Fiat 600.


ZAZ-966, NSU Prinz 4 e Chevrolet Corvair


“Esses automóveis refletiam o espírito da época e de uma certa moda”, diz Zimin. O ZAZ-966 parece quase igual ao modelo alemão NSU Prinz 4. Ambos foram apresentados ao público em 1961, mas estes dois automóveis foram baseados, na verdade, no Chevrolet Corvair de 1959.


VAZ-2101 e Fiat 124


Na década de 60, a URSS ainda tinha falta de automóveis para a população, então empresas estrangeiras retornam ao país. Foi assinado um contrato com a Fiat, que propôs a adaptação do modelo Fiat 124 para o mercado soviético, e disso surgiu o VAZ-2101, ou Lada. Para produzir este novo automóvel, foi contruída a fábrica da AvtoVAZ em Togliatti, no sul da Rússia, que entrou em funcionamento em 1970.


VAZ-2108, Seat Ibiza e Porsche 924


Em 1980, a fábrica de Togliatti criou uma parceria com a Porsche. Os especialistas desta colaboração alteraram o motor e a suspensão, dando também sugestões para a estrutura da carroçaria do primeiro hatchback soviético, o VAZ-2108, conhecido também como Lada Samara. A referência para este modelo foi o Porsche 924. Mais uma vez, há bastantes semelhanças entre duas variações criadas com base no modelo alemão. Na altura, a Porsche colaborava não só com a URSS, como também com a Espanha, sendo esse o motivo para as parecenças entre o Lada Samara e o Seat Ibiza. A versão soviética era considerada uma versão económica para a classe média. Uma vez que a produção deste automóvel envolveu engenheiros de uma marca de luxo, o VAZ-2108 ficou com o apelido de “Porsche para os pobres”.


TAGS: Buick 32-90 Chevrolet Corvair Fiat 124 Fiat 600 Ford Model B Ford-A GAZ-A GAZ-M1 Leningrad-1 NSU Prinz 4 Packard-120 Porsche 924 Seat Ibiza VAZ-2101 VAZ-2108 ZAZ-965 ZAZ-966 ZIS-110


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment