Fossmobile, o primeiro automóvel canadiano está a renascer

Clássicos 04 Fev 2021

Fossmobile, o primeiro automóvel canadiano está a renascer

George Foote Foss, natural de Sherbrooke, no Quebeque, foi um visionário, pois devido à pouca liberdade imposta pelos veículos do século XIX, como os comboios, os barcos, as bicicletas ou as carroças, achou que seria boa ideia desenvolver um automóvel, para onde pudesse ir sem problemas.

Tudo começa quando foi a uma viagem de negócios a Boston, no estado do Massachusetts, em 1896, e viu a circular as primeiras carruagens sem cavalos eléctricas, o que seria chamado, posteriormente, de automóvel. Após dar uma volta num, ficou impressionado com o conceito, mas decepcionado com a autonomia bastante baixa. Foss já tinha experiência na área de mecânica de bicicletas e logo achou que era capaz de desenvolver um automóvel melhor, mas equipado com motor a gasolina, mais fácil de abastecer e com uma melhor autonomia.

Somente um ano após esta ideia, o Fossmobile, como é conhecido hoje, estava montado e operacional. Equipado com um motor de um cilindro e quatro cavalos montado na frente, acoplado a uma caixa de duas velocidades, sem marcha-atrás operadas por uma alavanca junto à coluna de direcção. Durante vários anos, Foss conduziu-o pela sua cidade.


Com uma velocidade máxima de 24 km/h, e era uma alternativa muito melhor que as carroças puxadas por cavalos. Apesar do seu sucesso, Foss nunca quis produzir vários automóveis, construiu apenas um para demonstrar as suas capacidades, mesmo apesar de ter ofertas de um banqueiro local e até mesmo do próprio Henry Ford.

Em 1902, acabaria por vender esta sua máquina a uma pessoa de Montreal, por 75 dólares, quando se mudou para a cidade, passando a ser vendedor de automóveis. Como coincidência, Foss vendeu um Stanley Steamer a Samuel McLaughlin, explicando-lhe como funcionava o automóvel. McLaughlin viria a fundar, posteriormente, a McLaughlin Motor Car Company e seria também presidente da General Motors of Canada.

Hoje, uma réplica do Fossmobile está a ser construída, como tributo a George Foote Foss, pela Legendary Motorcar Company, em Milton, Ontário. Esta ideia proveio de Ron Foss, neto de George, para demonstrar as capacidades visionárias do seu avô, visto que o automóvel original foi perdido na história. Ron também quer dar a conhecer ao mundo a criação do seu avô, visto que é pouco conhecido fora da família, existindo somente um pequeno monumento na cidade natal, erguido aquando do 100º aniversário da criação do automóvel.

Ron pesquisou profundamente todos os automóveis da época, visto que a tecnologia era pouco desenvolvida e os automóveis partilhavam entre si vários componentes. Teve a ajuda de vários entusiastas, um que lhe vendeu um motor De Dion da época e outro que lhe ofereceu um chassis de um automóvel da época, muito idêntico ao Fossmobile e, posteriormente, uma carroçaria também idêntica.

Vários componentes para a réplica do Fossmobile foram produzidos de raíz, visto não haver no mercado peças tão antigas. Teve a ajuda de um carpinteiro que lhe fez a carroçaria e o banco exactamente iguais aos originais. Os pneus utilizados também são de desenho da época, da empresa Coker Tires, na cor branca, pois na altura não havia a injeção de carbono na borracha para dar a cor preta ao material. A corrente de transmissão também foi feita de raiz, pois é bastante diferente às utilizadas hoje, e poucas foram as que chegaram aos nossos dias.

Espera-se que a réplica do Fossmobile esteja pronta ainda este ano, já que o projecto está bastante avançado. Depois de finalizado, o automóvel irá para o Canadian Automotive Museum, em Oshawa, Ontário, para dar a conhecer esta obra canadiana.

Foss-Family-Archives-2
Foss-Family-Archives-3-1375x1536
Foss-Family-Archives-1
Foss-Family-Archives-13
Foss-Family-Archives-9-1536x1145
Foss-Family-Archives-4
Foss-Family-Archives-6-1536x1152
Foss-Family-Archives-7
Foss-Family-Archives-8
Foss-Family-Archives-15
Foss-Family-Archives-10
Foss-Family-Archives-11
Foss-Family-Archives-12-1536x1118
Foss-Family-Archives-14-1536x927
previous arrow
next arrow
Foss-Family-Archives-2
Foss-Family-Archives-3-1375x1536
Foss-Family-Archives-1
Foss-Family-Archives-13
Foss-Family-Archives-9-1536x1145
Foss-Family-Archives-4
Foss-Family-Archives-6-1536x1152
Foss-Family-Archives-7
Foss-Family-Archives-8
Foss-Family-Archives-15
Foss-Family-Archives-10
Foss-Family-Archives-11
Foss-Family-Archives-12-1536x1118
Foss-Family-Archives-14-1536x927
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube