Arquivos • 19 Jan 2014

Foto muito curiosa onde podemos ver um “Justicialista Sport” com motor Porsche de uma série de 167 que foram construídos na Argentina nos anos 50 em colaboração com a Porsche. Este modelo em particular foi declarado como tendo “Interesse Histórico Nacional”. Aqui exposto junto a dois caças a reacção Pulqui, construídos na mesma época e no mesmo país.
Após a Segunda Guerra Mundial, Emile Dewoitine (criador do melhor caça francês da Segunda Guerra e comprometido com o governo de Vichy) e Kurt Tank (o pai dos Focke Wulf e ligado ao regime nazi) encontraram refúgio no país sul-americano que numa fase de grande desenvolvimento económico e industrial aproveitou os conhecimentos dos dois engenheiros para impulsionar a indústria nacional aeronáutica.
Emil Dewoitine desenhou o FMA I.Ae. 27 Pulqui I (à esquerda na foto) que foi produzido apenas num exemplar que não provou satisfatoriamente. Por seu turno, Kurt Tank iria desenhar o FMA IAe 33 Pulqui II (à direita) baseando-se no desenho do seu Focke Wulf TA-183, mas agora com um motor Rolls Royce Nene em vez do inexistente Heinkel do tempo da guerra). Construído em 4 exemplares provou ser bem melhor que o Pulqui de Dewoitine, mas o desenvolvimento seria interrompido por razões financeiras. O governo argentino percebeu que seria significativamente mais económico adquirir caças North American F-86 Sabre, que na realidade também tinham sido inspirados no mesmo desenho de Kurt Tant. Aliás, tal como o MiG 15 soviético, desenhado com a colaboração de antigos membros da equipa de Tank na Focke Wulf.
Mas por um breve momento a Argentina conseguiu colocar-se a par com os grandes produtores de automóveis e aviões. Um mundo de distância para a situação actual do país, a braços com uma interminável crise económica e social.

PARTILHAR:
Deixe um comentário