El mejor de Argentina

Arquivos 28 Jan 2021

El mejor de Argentina

Por Ricardo Grilo

Foto muito curiosa onde podemos ver um “Justicialista Sport” com motor Porsche de uma série de 167 que foram construídos na Argentina nos anos 50 em colaboração com a Porsche. Este modelo em particular foi declarado como tendo “Interesse Histórico Nacional”. Aqui exposto junto a dois caças a reacção Pulqui, construídos na mesma época e no mesmo país.

Após a Segunda Guerra Mundial, Emile Dewoitine (criador do melhor caça francês da Segunda Guerra e comprometido com o governo de Vichy) e Kurt Tank (o pai dos Focke Wulf e ligado ao regime nazi) encontraram refúgio no país sul-americano que numa fase de grande desenvolvimento económico e industrial aproveitou os conhecimentos dos dois engenheiros para impulsionar a indústria nacional aeronáutica.

Emil Dewoitine desenhou o FMA I.Ae. 27 Pulqui I (à esquerda na foto) que foi produzido apenas num exemplar que não provou satisfatoriamente. Por seu turno, Kurt Tank iria desenhar o FMA IAe 33 Pulqui II (à direita) baseando-se no desenho do seu Focke Wulf TA-183, mas agora com um motor Rolls Royce Nene em vez do inexistente Heinkel do tempo da guerra). Construído em 4 exemplares provou ser bem melhor que o Pulqui de Dewoitine, mas o desenvolvimento seria interrompido por razões financeiras. O governo argentino percebeu que seria significativamente mais económico adquirir caças North American F-86 Sabre, que na realidade também tinham sido inspirados no mesmo desenho de Kurt Tant. Aliás, tal como o MiG 15 soviético, desenhado com a colaboração de antigos membros da equipa de Tank na Focke Wulf.


Mas por um breve momento a Argentina conseguiu colocar-se a par com os grandes produtores de automóveis e aviões. Um mundo de distância para a situação actual do país, a braços com uma interminável crise económica e social.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment