Mercado 21 Jan 2021

Shelby Cobra 427 de Carroll Shelby, vendido por quase cinco milhões de euros

Que o Shelby Cobra é um automóvel desejado por grande parte dos colecionadores, disso ninguém tem dúvidas. Quando a isso se junta o factor deste particular Cobra, com o chassis CSX3178, ter pertencido ao próprio Carroll Shelby, desde que saiu da fábrica até à sua morte, em Maio de 2012, o desejo aumenta consideravelmente. Além disso, é também um dos apenas cinco exemplares pintados na cor Charcoal Grey.

Este Shelby Cobra foi encomendado em Novembro de 1965, como um chassis rolante da AC Cars. Em Janeiro do ano seguinte, chegou às instalações da Shelby American, com interior em preto, sem mecânica. A construção do automóvel teve início a 7 de Janeiro, onde foi montado o motor Ford V8 de sete litros de cilindrada e com dois carburadores de quadruplo corpo, a caixa Toploader de quatro velocidades e as jantes SunBurst.  Foi terminado a 3 de Março de 1966, sendo levado directamente para a casa de Carroll Shelby, em Dallas.

Durante a sua vida, viu a cor ser alterada para vermelho, entre outras alterações, incluindo uma caixa automática. Após a aquisição do anterior proprietário, em 2016, o Cobra recebeu um exaustivo restauro, por parte do especialista Mike McCluskey, em 2019, voltando às especificações originais.


No passado fim de semana, em Kissimmee, no estado da Flórida, a Mecum levou a cabo um leilão de automóveis, onde este Shelby Cobra 427 estava incluído. O que não se estava à espera era a quantidade de licitações e a própria batalha entre licitadores que ocorreu.

O valor inicial do leilão situou-se nos 1,5 milhões de dólares, cerca de 1,2 milhões de euros, mas rapidamente subiu em “flecha” até atingir a reserva de quatro milhões de dólares, cerca de 3,3 milhões de euros. A partir daí, a batalha foi entre dois licitadores que não pararam até chegar aos 5,4 milhões de dólares, cerca de cinco milhões de euros, que foi a licitação vencedora, sendo um valor recorde para um Shelby Cobra 427 vendido em leilão.  

Veja o vídeo do leilão e da batalha final entre os dois licitadores.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Carroll Shelby Mecum Shelby Cobra


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment