Vai a leilão raro Shelby Cobra 427 FAM que pertenceu ao actor Paul Walker

Mercado 19 Jan 2021

Vai a leilão raro Shelby Cobra 427 FAM que pertenceu ao actor Paul Walker

No início dos anos 60, após se retirar da sua espetacular carreira de piloto devido a problemas de saúde, Carroll Shelby decidiu criar uma nova marca de automóveis com o seu nome. Com base no pequeno e leve AC Ace britânico, Shelby equipou-o um com motor V8 americano, cheio de potência e cilindrada, como só os americanos sabem fazer, dando-lhe o nome de Shelby Cobra.

Inicialmente, os Shelby Cobra estavam equipados com o motor Ford V8 de 4,3 litros de cilindrada, passando para o motor V8 de 4,7 litros utilizado no Ford Mustang. A última evolução seria o motor de 7,0 litros de cilindrada, daí a designação 427, pois era a sua cilindrada em polegadas cúbicas, que debitava 485cv às 6000 rpm e 650 Nm de binário às 3700 rpm, para um peso de apenas 1040 kg.

No total, de 1961 a 1968, menos de 1000 exemplares foram produzidos do Shelby Cobra e, desses, somente 343 pertencem à versão Cobra 427. Mas, devido à grande procura pelo modelo, Carroll produziu algumas versões posteriores, como aconteceu no final dos anos 90, com o Cobra CSX1000 do qual 14 unidades foram produzidas. Houve ainda a intenção de produzir dez exemplares da versão FAM, mas acabaram por ser produzidos apenas dois. A designação FAM significa Ferrari’s Ass is Mine, seguindo as designações caricatas de Carroll, além de que foi algo dito pelo próprio, quando a sua equipa perdeu o Campeonato Mundial de Marcas, em 1964, sob alegadas manobras da Ferrari.


Os Cobra 427 FAM estavam então equipados com o motor construído em alumínio Ford V8 de 7.0 litros de cilindrada, preparado pela Shelby e recebendo a denominação 427 FE, debitando aqui 550cv e acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades Tremec TKO600. A carroçaria utilizada é construída em alumínio, produzida pela AC Cars, no Reino Unido. Por ser uma versão com o nome Ferrari, a carroçaria foi pintada na cor icónica da marca, o Rosso Corsa, a contrastar com o interior em castanho claro. Para terminar, tinha suspensão independente nas quatro rodas, travagem da Willwood com pinças Shelby e jantes de 15” da Halibrand.

O Shelby Cobra 427, com o número de série CSX1010, pertence à rara versão FAM e esteve na colecção privada do actor de Velocidade Furiosa, Paul Walker, que tinha uma enorme paixão por automóveis e uma colecção impressionante. Agora será oferecido em leilão, em Glendale, num evento organizado pela Mecum, de 18 a 20 de Março.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Carroll Shelby Ferrari Mecum Paul Walker Shelby Cobra


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment