Veículo militar utilizado na Guerra do Vietname está à venda

Mercado 18 Jan 2021

Veículo militar utilizado na Guerra do Vietname está à venda

Os veículos de transporte de pessoal blindados, ou APC, apareceram na Primeira Guerra Mundial, com o britânico Mark IX. No entanto, só na Segunda Guerra Mundial, é que estes veículos começaram a evoluir e a ser mais utilizados, como exemplo o M3 Half-Track americano. No início dos anos 60, durante a Guerra Fria, apareceu o M113, produzido pela Food Machinery Chemical Corporation, com uma carroçaria em alumínio, bastante mais leve que as tradicionais.

Vários M113 foram levados para a Guerra do Vietnam, com algumas alterações, como uma maior blindagem e a possibilidade de ser equipado com armas. Devido às necessidades, o exército americano começou a desenvolver outras variantes, para pesquisa e testes, nomeadamente, com armas pesadas. Em 1965, nasce o projecto MICV-65, para um Mechanized Infantry Combat Vehicle, respondendo duas empresas ao pedido, a FMC com o XM734 e a PACCAR com o XM701. Apesar de a PACCAR ter ganho o concurso, o projecto não foi para a frente, devido às melhores performances dos veículos IFV, como o M2 Bradley.

As grandes alterações entre o M113 e o XM734 são, na sua maioria, no interior, onde agora os militares eram transportados de costas uns para os outros, de modo a vigiar o inimigo, tendo ainda seis portas de armas, duas em cada lado e duas na traseira.


O XM734 de 1966 presente neste artigo foi o quinto a ser produzido, de um suposto total de seis unidades. Está ainda equipado com o motor V8 original a gasolina, o Chrysler 361, que também era utilizado nos primeiros M113. Como marco histórico, este exemplar foi utilizado na missão Operation Cedar Falls, na Guerra do Vietname, em Janeiro de 1967.  Está à venda na Craigslist por 85 mil dólares, cerca de 70 mil euros, e inclui ainda duas réplicas de armas, como a M60 e a M2HB.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Craigslist Food Machinery Chemical Corporation XM734


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment