Mercado • 15 Abr 2014
Mercado • 15 Jan 2021
Um dos protótipos do TVR Trident está à venda
A década de 60 foi um período bastante importante para a indústria automóvel inglesa, isto devido ao aparecimento de modelos como o Aston Martin DB5 e o Jaguar E-Type. Conscientes do sucesso que estes automóveis tiveram na altura, a TVR planeou a criação de um concorrente directo, mas este nunca chegou à fase de produção.
A marca usou como base o chassis do TVR Grantura Mk3 1800, com os engenheiros a optar por utilizar um motor V8 de 4.7 litros da Ford e pediram ao designer Trevor Frost para se encarregar do desenho. Como resultado nasceu este desportivo elegante, que foi apresentado pela primeira vez em 1965, no Salão Automóvel de Genebra. O projecto foi abandonado devido à situação financeira vivida pela TVR. No entanto, o modelo ficou na história da marca pelos quatro exemplares que foram produzidos ao longo do mesmo ano.
O exemplar presente neste artigo é o protótipo que foi produzido para estar presente no Salão Automóvel de Turim, sendo também o único com configuração de coupé e volante à direita. Foi comprado em 1972 por um entusiasta inglês, passando também pelas mãos do piloto Ian Stronach, até chegar à posse do actual proprietário. Foi meticulosamente restaurando entre os anos de 1986 e 1991, e o seu ódometro marca apenas 21 mil quilómetros. O valor estimado de venda deste TVR Trident roda os 150 mil euros.