Oito automóveis estranhos que vão a leilão este mês

Mercado 14 Jan 2021

Oito automóveis estranhos que vão a leilão este mês

O mês de Janeiro marca o regresso de grandes leilões de automóveis clássicos, ainda que longe de serem iguais aos organizados no tempo pré-Covid. Na sua grande maioria, os leilões passaram a ser exclusivamente online, mas, ainda assim, alguns mantêm o formato presencial. Seguem-se oito automóveis mais estranhos que estarão presentes nos leilões deste mês de Janeiro.


Mercury Series 79M Marmon-Herrington 4×4 (1947)


Muito, mas muito tempo antes dos SUV estarem na moda, a única forma de adquirir um automóvel vulgar com alguma capacidade fora de estrada era pedir uma conversão à Marmon-Herrington, empresa especializada em conversões no Grupo Ford, que iniciou os seus trabalhos nos anos 30. A transformação consistia em retirar a carroçaria, reforçar o chassis, aumentar a distância ao solo e aplicar um sistema de tracção nas quatro rodas, o que fazia todo o processo ser caro. Segundo consta, somente seis destas Mercury Series 79M convertidas pela Marmon-Herrington sobreviveram até aos nossos dias, sendo esta a única de 1947. Proveniente da Steelwood Collection, composta por várias carrinhas woodie, esta Mercury irá ser levada a leilão, pela Worldwide Auctioneers, prevendo-se que exceda os 200 mil euros.


Fiat 1100/103 Turismo Veloce Charmant Coupe by Vignale (1954)


O Fiat 1100 era um automóvel bastante versátil, sendo vendido em muitos estilos diferentes de carroçarias. No entanto, esta versão aqui apresentada, é das mais raras existentes, tendo sido produzidos apenas 12 unidades pela Vignale. O desenho esteve a cargo de Giovanni Michelotti e está equipado com o motor de 1,1 litros de cilindrada, de quatro cilindros. Na época, foi encomendado com vários extras, como dois carburadores Zenith, admissão da Abarth, escape e volante da Nardi e jantes de raios da Borrani. Esteve vários anos guardado sem andar tendo pouco mais de 6000 km no odómetro. Irá ser levado a leilão pela Bonhams, com um valor que pode chegar aos 180 mil euros.


Nash Ambassador (1956)


Os Nash Ambassador do pós-Guerra tinham uma carroçaria bastante avançada para o seu tempo, com uma construção monocoque. Em 1954, foi lançado o sistema Weather Eye, sendo o primeiro automóvel americano com aquecimento, ventilação e ar condicionado. Para cativar o público, a Nash ainda disponibilizou o Ambassador de 1956 e 1957 com pintura de dois ou três tons. Presente na colecção The Mark Jacobson Dream Machines Estate Collection, este exemplar com uma carroçaria desenhada pela Pinin Farina irá ser levado a leilão pela Mecum, sem valor de reserva.


Auto Union 1000 S (1960)


O Auto Union 1000 nasceu como DKW e, dessa forma, utiliza um motor de 981cc, três cilindros, a dois tempos, produzindo 57cv de potência, que é enviada para as rodas da frente através de uma caixa de quatro velocidades manuais. Foi um modelo que se vendeu bem, mais de 170.000 unidades, mas hoje é raro de se ver. Irá ser levado a leilão pela Mecum, com um valor esperado de 20 mil euros.


Ford Mustang Mustero (1966)


Aqui está algo diferente e que ninguém pensava que existisse. Devido ao enorme sucesso que foi a primeira geração do Mustang, a Ford experimentou várias outras carroçarias, como a berlina de quatro portas, carrinha de duas portas, entre outras. Mas, apesar de esses nunca terem chegado ao público, um concessionário designado Beverly Hills Ford, achou por bem, modificar cerca de 50 Mustang, alterando-os para a configuração de pickups, nascendo assim o Mustang Mustero, que é a junção do nome Mustang com Ranchero. Hoje em dia só se sabe da existência de quatro unidades, sendo que este pensa-se que terá sido o primeiro. Vai a leilão pela Mecum, no estado em que foi encontrado, com um valor estimado de 70 mil euros.


Land Rover Range Rover Suffix A Convertible by SVC (1971)


Anos antes do Land Rover Range Rover Evoque Convertible existir, já uma empresa de Sussex, na Inglaterra, designada Special Vehicles Conversions transformava os Range Rover de três portas em modelos descapotáveis. É uma das versões mais raras do modelo e este exemplar foi totalmente restaurado. Irá ser levado a leilão pela RM Sotheby’s, com um valor estimado de 41 mil euros.


Cizeta V16T (1993)


O Cizeta V16T é um superdesportivo italiano, praticamente desconhecido do público em geral, mas era um dos mais potentes na época. Foi idealizado por Claudio Zampolli e desenhado por Marcello Gandini. O Cizeta estava equipado com um motor V16, que era no fundo dois motores V8 do Lamborghini Urraco juntos, dando uma cilindrada de 6,0L e desenvolvendo 547cv. O motor estava acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades da ZF. Infelizmente, somente nove exemplares foram construídos. Este exemplar é um dos poucos de volante à direita, sendo o mesmo que esteve em exposição no Salão de Genebra de 1993, adquirido, posteriormente, pelo Sultão de Brunei, apesar de nunca ter sido levantado do distribuidor em Singapura. Ficou aí até 2020, quando foi adquirido pelo actual proprietário, restaurando a mecânica para o pôr de volta à estrada. Com menos de 1000 km no odómetro, este Cizeta vai ser levado a leilão pela RM Sotheby’s, com um valor estimado de mais de 600 mil euros.


Runge RS010 (2019)


Apesar de parecer um Porsche de competição dos anos 50 e 60, este Runge RS010 foi construído em 2019, em Minesota, por Christopher Runge, com uma estrutura tubular em aço e uma carroçaria em alumínio moldada à mão. Está equipado com um motor de quatro cilindros boxer, de 2,3 litros de cilindrada e 195cv, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades. No interior é possível ver vários botões extraídos da aviação e os manómetros do Porsche 356, tudo com o conforto do ar condicionado. Irá ser levado a leilão pela Bonhams, com um valor estimado entre os 180 e os 200 mil euros.


TAGS: Auto Union 1000 Bonhams Cizeta V16T Fiat 1100 Ford Mustang Land Rover Range Rover Marmon-Herrington Mecum Mercury Series 79 Nash Ambassador Pininfarina RM Sotheby's Runge RS010 SVC Vignale Worldwide Auctioneers


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment