O primeiro vencedor do Campeonato do Mundo de Marcas

Arquivos 07 Jan 2021

O primeiro vencedor do Campeonato do Mundo de Marcas

Por Ricardo Grilo

A primeira prova do Campeonato do Mundo de Marcas disputou-se em Sebring, no dia 8 de Março de 1953. O vencedor seria este Cunningham C4R de Phil Walters e John Fitch, dois antigos aviadores da Segunda Guerra Mundial.

Se John Fitch chegou ao estatuto de ás, aos comandos de um P-51 Mustang, Phil Walters foi piloto de planadores, e viveu uma história extraordinária à conta disso.

Na desastrosa operação Market Garden, Phil Walters pilotou um planador WACO CG-4A transportando tropas. Com os alemães alertados, o planador iria cair na “boca do lobo”, sendo atingido e o piloto ferido com alguma gravidade. Ainda assim conseguiu aterrar antes de ter sido feito prisioneiro.


Deu entrada num hospital alemão, em estado cada vez mais grave e teria perdido a vida se um cirurgião alemão, entusiasta de corridas de automóveis, não o tivesse reconhecido depois de o ter visto a competir nos EUA antes da guerra. Dedicando-se de corpo e alma ao antigo piloto americano, acabaria por salvá-lo apesar de ter removido um rim e meio pulmão.

Apesar de salvo, a força e resistência de Walters ficaram reduzidas em virtude deste acidente. Por isso, no pós-guerra, o piloto iria optar por participar em provas de endurance, porque dizia serem fisicamente menos exigentes, e começou logo bem, com uma vitória na estreia do WEC (na altura denominando-se “Campeonato Internacional de Construtores”).


TAGS: Cunningham C4R


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment