O Ás dos Rekord

Arquivos 01 Dez 2020

O Ás dos Rekord

Por Ricardo Grilo

Nos anos 60, os automóveis que ficaram famosos na classe de “Turismo de Série” (Grupo 1) foram os Cortina GT, Austin Cooper S, BMW 2000, Saab 96 e Citroën DS 21. Se estes modelos adquiriram alguma notoriedade, outros caíram no mais absoluto esquecimento.
 
Um desses casos terá sido o Opel Rekord B que poderíamos considerar à partida o menos provável dos carros de desporto mas que venceu o campeonato da Europa de Ralis em 1966 com o sueco Lillebror Nasenius, um verdadeiro especialista no grande carro familiar de tracção traseira.
 
Com a homologação do Rekord C 1900 em 1967, Nasenius continuou a senda de bons resultados, começando logo por vencer o Grupo 1 no Rali de Monte Carlo, seguindo-se novo triunfo no Grupo 1 no Rali Kak, na Suécia, a segunda prova a contar para o Europeu da especialidade.
 
Capaz de compensar a grande dimensão do Opel com a sua pilotagem em constante glissagem, Nasenius era tão espectacular como eficaz.
 
Na prova seguinte, o rali da Polónia, Nasenius foi batido no Grupo 1 pelo vencedor absoluto, o Porsche 912 oficial de Sobieslaw Zasada. Ainda assim conseguiu um bom segundo posto absoluto (e segundo do Grupo 1).
 
Nasenius continuaria a usar o Rekord em mais algumas provas, mas a aposta da Opel era agora o novo Kadett Rally, equipado com o mesmo motor 1900 mas com a carroçaria mais pequena e leve. Na maioria das situações um carro mais ágil e competitivo que o Rekord. Porém, em ralis com neve, o Rekord C continuava ainda a ser uma boa aposta e, inacreditavelmente, Lillebror Nasenius ainda venceria por mais uma vez o Grupo 1 no Kak Rally (a prova sueca do europeu) no ano de 1969.
 
A última vitória internacional do mais improvável Grupo 1 nos ralis dos anos 60.
 
Na fotografia, em grande estilo e usando os muros de neve como auxiliar de trajectória, Lillebror Nasenius e o seu habitual navegador Bengt Frodin levam o Opel Rekord ao triunfo no Grupo 1 na edição de 1967 do KAK Rallye, a etapa sueca do europeu de ralis).
 
Imagem colorida por Ricardo Grilo


TAGS: Lillebror Nasenius Opel Rekord B


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment