Um dos doze Ford Bronco Desert Racer preparados pela K Bar S vai a leilão

Mercado 30 Nov 2020

Um dos doze Ford Bronco Desert Racer preparados pela K Bar S vai a leilão

A primeira geração do Ford Bronco é uma das mais amadas entre os entusiastas do todo-o-terreno, tanto é que a própria Ford baseou-se nessa geração para a produção do novo Bronco. Com o passar do tempo os valores dos melhores exemplares do modelo têm subido, muito por culpa da sua procura e os modelos mais raros como este sobem cada vez mais.

A K Bar S era uma empresa especialista em automóveis de alta performance todo-o-terreno, fundada por Hal Sealund e John Karp, em Las Vegas, no estado do Nevada. Eles, desenvolveram automóveis competitivos para as várias provas de topo americanas.

Para além de fornecerem peças para a preparação dos Ford Bronco, onde qualquer pessoa poderia construir uma “máquina demolidora”, a K Bar S também produziu uma série de doze Ford Bronco Desert Racer para participar em provas de todo-o-terreno.


O exemplar presente no artigo, começou a sua vida como um Bronco equipado com o motor V8 289, e 4,7 litros de cilindrada, com o equipamento Sport Bronco Package. Nos anos 80, foi levado para a K Bar S, para a preparação para a versão Desert Racer. O motor original foi substituído pelo Ford 302 de 4,9 litros de cilindrada, todo reconstruído pela Standard Crankshaft, com um pequeno alargamento dos cilindros em 0.030, pistões forjados, uma nova cambota, bielas polidas e mais curtas. Além disso, recebeu ainda árvores de cames Comp 268, com uma corrente de distribuição, as cabeças do motor foram polidas e os orifícios alargados, sedes das válvulas mais fortes, válvulas da SCI, distribuidor Mallory Uni-Lite e colectores de escape alterados. Para terminar, recebeu um carburador de quádruplo corpo. O motor foi acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, seguida de uma caixa de transferências.

Na traseira, estava montado um diferencial Ford 9” e o eixo da frente foi substituído por um Dana 44”. Ao nível da suspensão, recebeu molas mais duras nas quatro rodas e duplo amortecedor em cada roda. Ao nível da segurança, foi adicionado um “mata-vacas” na frente, uma rollcage de seis pontos e bancos desportivos com cintos de quatro pontos. As portas foram retiradas, para diminuir o peso, foi adicionado um apoio para o pneu suplente na caixa de carga, dois depósitos de gasolina e teve ainda a adição de uma moca da alavanca da caixa de velocidades da Hurst e umas jantes Centerline. O interior foi todo despido, tudo para reduzir peso, mas foram adicionados dois suportes para copos, nunca se sabe quando pode dar a sede no meio do deserto.

Agora, este Ford Bronco Desert Racer, de 1967, irá ser levado a leilão, num evento levado a cabo pela Mecum, em Houston, de 3 a 5 de Dezembro.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Bronco K Bar S Mecum


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment