Clássicos 25 Nov 2020

Aquadeuch: Os Citroën 2CV transformados em barcos

O que o Volkswagen Beetle é para os alemães, o Citroën 2CV é para os franceses: um automóvel do povo. Em alguns casos, no entanto, pode ser o barco do povo.

Foi recentemente descoberto um vídeo no YouTube, publicado em 2007, onde se podem ver corridas de Citroën 2CV Turbo Nautique, em que donos de 2CV tornavam os seus automóveis em barcos.

Por aquilo que é possível identificar no vídeo, alguns proprietários de automóveis Citroën incorporavam a carroçaria e o motor dos seus 2CV no casco de um barco, criavam um percurso e faziam corridas com estes Sea-troëns num lago.




No final das provas, alguns dos condutores foram entrevistados, e o vencedor da corrida, chamado Vincent, partilhou que para o seu barco sair triunfante foram necessárias muitas horas de trabalho na mecânica do veículo. Vincent afirma também que muitos dos barcos não estavam na sua melhor condição, pois caso estivessem seriam tão rápidos quanto o seu. O participante disse ainda que foi necessário despender mais tempo na parte mecânica do que na montagem do casco de alumínio na carroçaria do seu 2CV.

Os últimos três concorrentes entrevistados falam sobre os problemas mecânicos que outros membros tiveram e todos concordam que os motores estão a ser puxados ao máximo, e que se for exigido mais deles a probabilidade de estes avariarem é elevada.


Apesar de no vídeo não ser explicada a origem destas corridas e o motivo que levou proprietários de Citroën 2CV a transformar os seus automóveis em barcos, o jornalista e fotógrafo freelancer Dennis van Loenhout consegue responder a essas questões.

Dennis assistiu a um destes eventos em 2012 e o jornalista explica que estas corridas começaram em 1984, organizadas como um concurso para os habitantes locais “criarem um forma de passar o lago o mais depressa possível”. Segundo Loenhout, 42 exemplares dos denominados Aquadeuchs, apareceram na linha de partida.

Por caricato que pareça, dois anos antes das primeiras corridas em 1984, a marca francesa de cigarros Gauloises fez uma parceria com a Citroën para criar cinco automóveis promocionais. Um dos modelos Gauloises Citroën construídos era anfíbio, apesar de não ter nenhuma parecença com os Aquadeuchs construídos em casa que vieram a aparecer posteriormente.


TAGS: Citroën 2CV


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment