A Chrysler Town & Country que pertenceu a John Lennon

Clássicos 12 Nov 2020

A Chrysler Town & Country que pertenceu a John Lennon

Por Tiago Nova

John Lennon é uma lenda da música, nascido a 9 de Outubro de 1940, foi cofundador dos Beatles, a maior banda rock dos anos 60. Em 1969 formou a banda Plastic Ono Band, em conjunto com a sua segunda esposa Yoko Ono e, após a separação dos Beatles, iniciou a sua carreira a solo. Acabaria por ser assassinado em frente a sua casa, em Manhattan, por um fã dos Beatles a 8 de Dezembro de 1980, três semanas após o lançamento do seu último álbum.

Lennon sempre foi conhecido pelo seu estilo rebelde e, nos automóveis, o seu Rolls-Royce Phantom V com uma pintura psicadélica ficou para sempre ligado a ele, no entanto, Lennon teve outros automóveis, como é o caso desta Chrysler Town & Country de 1972.

Desde os anos 50 que as grandes carrinhas foram um segmento de grande sucesso nos E.U.A e a Chrysler Town & Country fazia parte da lista de automóveis desse segmento. A quinta geração do modelo, esteve em produção de 1968 a 1973 e teve um design completamente novo, em relação ao seu antecessor.


Esta Town & Country foi adquirida nova pela Apple Records, tendo como destino Lennon e Yoko, saindo da fábrica da Chrysler directamente para Nova Iorque, ficando no prédio de Dakota de 1972 a 1980, altura em que Lennon foi assassinado. Era o veículo ideal para eles, pois era grande, com um vasto espaço para levar os instrumentos musicais. Além disso, por este tipo de automóvel existir em bastantes números nas estradas, eles passavam despercebidos.

Após a morte de Lennon, a Town & Country foi guardada até 1996, quando foi vendida por 26.000 dólares. O novo proprietário não andou com a carrinha e continuou parada até 2012, quando foi vendida por apenas 5.500 dólares. Desta vez, a T&C levou uma extensa revisão, para a por a circular novamente, mas sem a restaurar, para manter todas as marcas originais, pois o automóvel foi mantido exactamente como Lennon o deixou a última vez que andou nele. Como curiosidade, foram mantidas todas as cassetes de músicas de Lennon que estavam no porta luvas, papeis e maços de tabaco, inclusivamente as cinzas que estavam no cinzeiro.

A Chrysler Town & Country de Lennon está equipada com o motor V8 Chrysler LB 400 de 6,6 litros de cilindrada e um carburador duplo, para debitar uma potência de 190cv e um binário de 420Nm. A pedido de Lennon a carrinha estava equipada também com um porta cassetes de oitos pistas e colunas nas traseiras dos bancos da frente. A Town & Country era um modelo de topo e esta incluía ainda como equipamento original, dois bancos extra na mala, virados de costas para o habitáculo, ar condicionado e quatro vidros eléctricos, além do sistema de suspensão Torsion-Quiet Ride, na época um sistema de vanguarda da Chrysler. Como o preço era bastante elevado para época, menos de 10.000 exemplares foram produzidas.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider


Fotografias: Jonathan Moore


TAGS: Chrysler Town & Country John Lennon


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment