Clássicos • 14 Mar 2018
Marcas voltam a produzir modelos clássicos para o mercado actual
O ano passado foi anunciado que a Alvis iria retomar a produção de automóveis, seguindo o esquema das Continuation Series, ou seja, modelos novos, mas construídos respeitando os desenhos originais, de modo a comemorar o seu centenário.
Para aqueles que não conhecem a marca britânica Alvis, esta foi fundada em 1919, sendo absorvida pela Rover em 1965. Foi uma das marcas mais inovadoras dos anos 20, com a oferta de automóveis de tracção frontal e motores com compressores volumétricos. Foi recentemente ressuscitada por Alan Stote, com o intuito de produzir os automóveis iguais àqueles que a Alvis produziu na sua “era dourada”, uma ideia nascida em 2012.
Alan teve a sorte da Alvis ter mantido até aos nossos dias, todos os documentos da produção dos automóveis, incluindo os desenhos de todos os componentes que fazem parte de cada modelo da marca. Além disso, teve também acesso a peças novas, produzidas na época para reparações, mas que nunca foram utilizadas.
Os automóveis podem ser construídos de raíz, sendo registados no dia em que são terminados. Cada cliente pode escolher uma variedade de modelos, cores e diferentes tipos de interiores. Por serem registados como veículos novos, alguns elementos de segurança têm de ser adicionados, como uma coluna de direcção que colapsa em caso de impacto, cintos de segurança, travões de disco e injecção eletrónica. Pode ainda ser adicionado outros elementos de conforto, a pedido do cliente.
Os automóveis de pré-Guerra utilizam um motor de seis cilindros e 4,4l de cilindrada, enquanto os mais recentes utilizam um motor de 3,0l, também de seis cilindros. Ambos os motores respeitam as normas de antipoluição do Reino Unido.
Grande parte dos componentes são originais, mas quando é necessário, a Alvis tem de mandar produzir, principalmente para os modelos pré-Guerra. As carroçarias são produzidas pela própria Alvis, totalmente à mão, um processo que requer 5.000 horas, podendo demorar dois anos a ser entregue, dependendo das especificações requeridas pelo cliente.
A Alvis só produz os automóveis sob encomenda, estando neste momento a produzir o sétimo e oitavo Continuation Model, juntando ainda mais três encomendas que se irão inicias em breve, tendo assim trabalho até 2023. O preço pelos Alvis Continuation inicia-se nos 276.000 euros, valor que pode subir bastante dependendo das opções. Já foram entregues automóveis por toda a Europa e Ásia, os EUA serão os próximos, mas a Alvis ainda necessita de ter um agente naquele país.
Clássicos • 14 Mar 2018
Marcas voltam a produzir modelos clássicos para o mercado actual
Clássicos • 28 Jul 2019
Produção de automóveis clássicos da Alvis renasce no ano em que comemora o centenário
Clássicos • 25 Mar 2015