Snapshot: Typ 157, um Porsche sobre carris

Clássicos 20 Out 2020

Snapshot: Typ 157, um Porsche sobre carris

Por Ricardo Grilo

Interessante imagem, posteriormente colorida, de uma versão poucas vezes referida do famoso Kübelwagen mas que existiu mesmo e chegou ao estado operacional. Trata-se de um dos protótipos do projecto 157 de Ferdinand Porsche, cuja empresa adaptou os seus Kdf Wagen Typ 82 (Kübelwagen) e Typ 87 (Kommandeurswagen) de modo a poderem circular sobre linhas de caminho-de-ferro.

Com estradas em mau estado e linhas de caminho-de-ferro um pouco por toda a parte, esta opção era lógica e inteligente. Permitia deslocações pontuais e patrulhas sobre carris, sem problemas de maior e sem retirar a versatilidade às viaturas em causa, pois o sistema, desmontável, era extremamente simples. Basicamente, consistia num conjunto de quatro chapas de aço redondas que encostando à roda do carro faziam o efeito dos verdugos nas rodas dos vagões, carruagens e locomotivas, permitindo desse modo a deslocação das viaturas de todo-o-terreno sobre os carris. A tracção era feita através dos próprios pneus de borracha, aos quais se deveria aumentar significativamente a pressão de modo a enfrentar o esforço suplementar de rodar sobre o relativamente estreito carril de aço.

Claro que o esforço comprometia a durabilidade das borrachas, mas naquela época também não era suposto que estas durassem muito tempo, tal como as próprias viaturas, concebidas para serem utilizadas por apenas alguns meses. No entanto, este verdadeiro “Ovo de Colombo” era simples, barato, exequível, prático e, talvez acima de tudo, revelador do enorme génio do seu criador.





PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment