RM Sotheby’s leva a leilão um raro Mazda Cosmo Sport

Mercado 16 Out 2020

RM Sotheby’s leva a leilão um raro Mazda Cosmo Sport

A Mazda é conhecida por ter sido a marca com maior sucesso na produção de motores rotativos Wankel. Apesar de serem mais conhecidos nos veículos desportivos, a Mazda chegou a equipar vários automóveis com este tipo de motor, desde carrinhas, pickups e até autocarros. Tudo isto porque a Mazda dedicou seis anos a desenvolver este motor, resolvendo todos os seus problemas iniciais. O único problema que não conseguiram resolver, e foi esse que vitimou o motor, foi no campo das emissões, devido à mistura de óleo na combustão para lubrificação.

O primeiro automóvel de produção da Mazda equipado com o motor Wankel, foi o Cosmo Sport, conhecido nos mercados de exportação por Cosmo Sport 110S, lançado em 1967 com especificações impressionantes para a época. Foi também o primeiro automóvel de produção de sempre equipado com motor Wankel de dois rotores. Era um modelo muito exclusivo e produzido totalmente à mão, fazendo com que só uma unidade fosse produzida por dia. A primeira série foi produzida até 1968, em 343 unidades e a segunda série foi produzida de 1968 a 1972 em 833 exemplares.

O Cosmo Sport Series I estava equipado com o motor 10A de dois rotores, com 982cc no total, 491cc cada, produzindo 109cv às 7.000rpm para um peso de 940kg, fazendo com que chegasse a uma velocidade máxima de 185km/h.

Hoje em dia, o Mazda Cosmo Sport é um dos desportivos nipónicos clássicos com maior procura, juntamente com o Datsun Z, Toyota 2000GT e o Skyline GT-R. Agora surge a oportunidade de adquirir um Cosmo Sport Series I, já que a RM Sotheby’s vai levar a leilão este exemplar do artigo, com somente 7.116km, nos próximos dias 23 e 24 de Outubro, fazendo parte da The Elkhart Collection. O valor esperado situa-se entre os 70.000 e os 90.000 dólares, cerca de 59.000 e os 76.000 euros. Além do automóvel, segue também os manuais e ferramentas originais.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Mazda Cosmo RM Sotheby's


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment