Peerless V16 Murphy Sedan, o protótipo que marcou o fim da produção da marca de luxo americana

Clássicos 14 Out 2020

Peerless V16 Murphy Sedan, o protótipo que marcou o fim da produção da marca de luxo americana

Por Tiago Nova

A Peerless Motor Car Company foi uma fabricante de automóveis de luxo americana, fundada no ano de 1900, em Cleveland, no Ohio, curiosamente na Lisbon Street nº43. A Peerless pertencia ao chamado “Three Ps”, ou seja, as três grandes marcas de luxo americanas na época, juntamente com a Packard e a Pierce-Arrow. A Peerless foi pioneira em vários aspectos do automóvel, como os travões de tambor, luzes eléctricas, arranque do motor eléctrico e a produção dos primeiros automóveis com carroçaria fechada.

A Peerless começou por produzir automóveis sob licença da francesa De Dion-Bouton. Os primeiros automóveis da marca apareceram em 1902, desenhados por Louis P. Mooers. Entre 1905 e 1907, a Peerless começou a aumentar a sua produção e, consequentemente, o seu tamanho, começando a produzir automóveis de luxo e de alta qualidade. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Peerless dedicou-se à produção de camiões e chassis. Em 1929, toda a gama da Peerless foi redesenhada, para seguir a linha da concorrência, como a Stutz e a Marmon.

No entanto, a Grande Depressão iniciada em 1929, abalou por completo os fabricantes de automóveis de luxo, incluindo a Peerless. Foi então, que entre 1930 e 1931, a Peerless, na pessoa do seu presidente James Bohannon, pediu à Murphy Body Works para conceber um automóvel completamente novo, para ser lançado em 1933. Essa tarefa foi dada a Frank Hershey, que concebeu um automóvel com linhas limpas e elegantes, numa carroçaria em alumínio.

Equipado com um motor V16 em alumínio de 7,6L de cilindrada e 175cv de potência, o automóvel seria terminado em Junho de 1931, ficando na história como o último automóvel Peerless produzido. Apesar de este ser um exemplar único, mais quatro chassis terão sido construídos, mas não foram terminados.

Com o fim da produção automóvel e com o fim da Proibição do Álcool, em 1933, a fábrica seria reestruturada para a produção de cerveja Carling. O único protótipo produzido do V16 ficaria na fábrica da Peerless até ao final da Segunda Guerra Mundial e está agora no Crawford Auto-Aviation Museum.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Murphy Body Works Peerless V16


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment