Mercado • 03 Ago 2018
Ferrari 250 GT SWB de 1960 pode chegar aos 10 milhões em leilão
A Ferrari é, sem dúvida alguma, conhecida pelos seus formidáveis automóveis, no entanto, na sua história, estão presentes outros veículos, como as motos e os barcos. Décadas antes da colaboração entre a Riva e a Ferrari, que resultou na produção de 40 exemplares do Riva-Ferrari 32 em 1990, já havia um barco a ostentar o nome da marca de Maranello.
Com um único objectivo, que era estabelecer um novo recorde de velocidade na água, o hidroplano Arno XI foi construído em 1952 pela Cantieri Timossi, a pedido do piloto Achille Castoldi. O objectivo foi cumprido, atingindo os 242km/h, um novo recorde para a categoria dos 800kg e que se mantém até hoje, executado no Lago de Iseo a 15 de Outubro de 1953. No entanto, isto nunca teria acontecido, se não fosse a ajuda de um tal de Enzo Ferrari, que deu o nome ao barco de GP 52/1 Nautico.
A estrutura do barco é construída em madeira bastante resistente, com uma subestrutura em alumínio e exterior em Mogno, uma madeira tropical. Para propulsionar o Arno XI, Castoldi tinha adquirido um motor V12 de 4,7L idêntico ao utilizado pelo Ferrari 375, pintando o barco em Rosso Corsa. Ao saber do projecto, Enzo Ferrari fica entusiasmado e envia a Castoldi um motor muito mais potente e preparado para as provas de Grande Prémio, assim como cedeu os serviços do engenheiro chefe Stefano Meazza, para a sua preparação.
TAGS: Achille Castoldi Arno XI Cantieri Timossi duPont Registry Enzo Ferrari Ferrari Nando dell’Orto RM Sotheby's Scuderia Ferrari
PARTILHAR:
Deixe um comentário