Mercado • 10 Mai 2018

Mercado • 05 Out 2020
Allard JR Continuation escreve um novo capítulo na história da marca britânica
A Allard Motor Company foi criada em 1932, por paixão pelo desporto automóvel nutrida pelo seu fundador, Sydney Allard, que modificou, com bastante, sucesso um Morgan para competir. A produção de automóveis esteve em actividade até 1958, produzindo vinte modelos diferentes, com um total de 1900 exemplares construídos.
Agora, após mais de 60 anos de inatividade, a Allard está de volta, mas não com a produção de um novo modelo, mas sim com uma “Continuation Series”, seguindo o exemplo de marcas como a Aston Martin e Jaguar, produzindo automóveis clássicos “novos”, respeitando os materiais e montagem da época.
A Allard Motor Company, designada agora Allard Sports Car, continua na mesma família que a fundou e é ela responsável por este “novo” modelo. É das poucas empresas de produção automóvel que ainda se mantém na mesma família.
De 1953 a 1955 a Allard Motor Company apenas produziu sete modelos JR. Este modelo da “Continuation Series” terá por base a versão de competição JR Le Mans de 1953, modelo que substituiu o J2 que conseguiu alcançar um terceiro lugar nas 24h de Le Mans de 1950 e o modelo J2X, também de enorme sucesso. O JR Continuation poderá seguir as pisadas dos seus irmãos mais velhos, visto poder competir nas provas de velocidade e ralis de clássicos.
Os Allard JR Continuation serão produzidos à mão por Lloyd e Alan Allard, neto e filho do fundador, respectivamente, utilizando vários componentes originais, assim como, respeitando os desenhos elaborados na época e as especificações. Na produção, também está envolvido Gavin Allard, outro neto do fundador, que criou o The Allard Owners Club.
A carroçaria do “novo” Allard JR foi construída em alumínio utilizando as especificações originais, desenhada por Dudley Hume e moldada à mão. O chassis é tubular duplo e, no conjunto, o automóvel pesa 997 kg.
A mecânica do JR Continuation é a mesma utilizada no original, mas um pouco melhorada, utilizando o motor V8 331 da Cadillac, com válvulas à cabeça e 5428cc de cilindrada, desenvolvendo 300cv às 4500 rpm. Acoplado ao motor está uma caixa de três velocidades manuais, podendo em opção ser pedida uma de quatro relações, como é o caso deste primeiro exemplar construído da “Continuation Series”. O diferencial traseiro também tem várias relações disponíveis e pode ser trocado de forma rápida.
O primeiro exemplar do Allard JR Continuation, com o chassis número oito (3408), visto seguir a numeração dos originais, irá ser levado a leilão pela RM Sotheby’s, num evento em Londres, a 31 de Outubro de 2020, com o valor estimado situado entre os 197 os 262 mil euros.