Lincoln Continental utilizado por John F. Kennedy vai a leilão

Mercado 01 Out 2020

Lincoln Continental utilizado por John F. Kennedy vai a leilão

O Lincoln Continental e John F. Kennedy estão intimamente ligados na história. No fatídico dia 22 de Novembro de 1963, JFK, como era conhecido, seguia num Lincoln Continental azul em Dallas, acompanhado pela Primeira Dama Jacqueline Kennedy e o governador do Texas John Connalty. Em Dealey Plaza, vários tiros foram disparados, matando John F. Kennedy e ferindo severamente o governador. Esse Lincoln Continental era a limousine oficial da presidência com a designação SS-100-X.

No entanto, nesse mesmo dia de manhã, antes serem conduzidos no Lincoln Continental azul, estes foram transportados noutro modelo idêntico, mas de cor branca, do hotel até à Base da Força Aérea de Carswell, em Fort Worth.

Este Continental Convertible era praticamente novo na altura, sendo construído a 3 de Novembro de 1963, ou seja, tinha menos de três semanas e pertencia à quarta geração do modelo. Foi emprestado pelo concessionário da marca Bill Golightly, servindo como automóvel oficial, com a designação “Limo One”. Está equipado com um motor V8 430, de 7,0 litros de cilindrada, acoplado a uma caixa automática de três velocidades.



Após servir o seu propósito, o Continental foi vendido em 1964 a David Pelham, de Dallas. Passados três anos foi vendido a L.H. Hough, para o pôr em exposição no Museum of American Tragedy. Em 1998 foi adquirido por John Reznikoff, vendendo-o, em Outubro de 2013, num leilão da RR Auction por 318.000 dólares, cerca de 272.500 euros. Foi submetido a um restauro pelos especialistas da Lincoln, Baker Restoration, mas mantendo toda a originalidade.

O exemplar azul está em exposição no The Henry Ford Museum e o exemplar pintado na cor Ermine White, será oferecido em leilão no próximo dia 14 de Outubro, em Nova Iorque, num evento organizado pela Bonhams, designado de American Presidential Experience Auction. O valor estimado da venda situa-se entre os 300 e os 500 mil dólares, cerca de 260 a 430 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams John F. Kennedy Lincoln Continental


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment