ACE Cougar, o autocarro do qual só foram produzidos dois exemplares

Clássicos 09 Set 2020

ACE Cougar, o autocarro do qual só foram produzidos dois exemplares

Por Tiago Nova

A Alternative Chassis Engineering, também conhecida por ACE, foi uma empresa britânica que se dedicava à produção de chassis para autocarros. Fundada nos anos 80 por Steven Ives, esta acabaria por durar pouco tempo e fecharia as suas portas em 1992.

O ACE Cougar, foi um dos seus últimos produtos, que provou ter pouco sucesso e assim só dois exemplares foram produzidos, muito longe dos 80 planeados. O Cougar foi desenhado para utilizar o maior número de componentes possíveis do Leyland National. Estava equipado com o motor diesel Perkins Phaser Turbo de seis cilindros em linha, 6,0 litros de cilindrada e 180cv, acoplado a uma caixa automática Allison de quatro velocidades. A suspensão utilizada era a ar e ambos os exemplares tinham um comprimento de 10,5 m e uma largura de 2,3 m.

Os modelos Cougar foram produzidos na fábrica da ACE, em Huddersfield, sendo apresentado no Expo Coach, em Donington, em Outubro de 1990. O primeiro Cougar foi carroçado pela Wadham Stringer e vendido, em 1990, à People’s Provincial, mantendo-se em actividade até 2004, servindo várias empresas. Hoje encontra-se preservado para eventos pela People’s Society, tendo sido restaurado em 2007. Este exemplar tem o chassis número 89015 e a carroçaria WS 2829/90.

O segundo exemplar foi carroçado pela Willowbrook Warrior, completado em 1991 e vendido à Caves Bus Services. Esta fechou em Junho de 1999 e o Cougar foi vendido a um privado e tudo aponta para que ainda o mantenha actualmente. O chassis deste exemplar tem o número 90016 e a carroçaria Wk 91001.

Como curiosidade, os ACE Cougar foram registados como Cougar V, de modo a diferenciarem-se do Cougar VI, a variante de 12 metros, que iria iniciar a sua produção, mas tal nunca aconteceu.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: ACE Cougar Alternative Chassis Engineering Wadham Stringer Willowbrook Warrior


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment