Clube Carocha da Madeira estabelece protocolo com o Museu do Caramulo para certificação de clássicos

Clássicos 08 Set 2020

Clube Carocha da Madeira estabelece protocolo com o Museu do Caramulo para certificação de clássicos

O Clube Carocha da Madeira estabeleceu um protocolo com o Museu do Caramulo para a certificação do automóveis dos seus associados como Veículos de Interesse Histórico.

O protocolo foi celebrado no passado dia 29 de Agosto, entre o Presidente do clube, Manuel Rosa, e o Presidente da Direcção do Museu do Caramulo, Salvador Patrício Gouveia.


O Certificado pode ser utilizado para atestar a qualidade como Viatura de Interesse Histórico, para reconhecer a mesma como Clássico ou Futuro Clássico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito, permitindo ainda que o veículo circule nas Zonas de Emissões Reduzidas. 

De acordo com o Decreto-Lei 144/2017, todos os veículos com mais de 30 anos que estejam certificados pelo Museu do Caramulo, como sendo Veículos de Interesse Histórico, passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação. São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Desde o início de 2020, os clássicos importados de um país da União Europeia com primeira matrícula anterior a 1981, passam a estar isentos de IUC. Com a actualização legislativa ocorrida em Março de 2020, é possível a isenção de IUC para os veículos posteriores a 1981 se os mesmos estiverem certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.

Membro da FIVA e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, o Museu do Caramulo, através da Fundação Abel e João de Lacerda, é uma entidade oficialmente reconhecida, pelo Despacho 10 298/2001, de 17/05 da DGV

 para Certificar Viaturas de Interesse Histórico.

Além do Clube Carocha da Madeira, o Museu do Caramulo tem protocolos com o Clube W123 Portugal, Alfa Romeo Clube de Portugal, Clube Minho Clássico, 4.Clube.Portugal Associação, Clube Citroën Clássico de Portugal, VW Ar Clube, Clube Aveirense de Automóveis Antigos, Clube Lusitano do Automóvel Clássico, Clube Automóveis Antigos de Castelo Branco, Clube FIAT de Portugal, Associação de Veículos Clássicos de Estremoz, Clube do Automóvel Clássico de Figueiró, Clube de Automóveis Antigos da Figueiró, Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos, Clube Automóvel das Serras de Fafe, ALFANord – Clube Alfista de Portugal, Amigos dos Japoneses Antigos, Clube Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, Lusitânia Automóvel Clube – Castelo Branco e Sport Clube de Cambra, 2CV Club do Porto e MG Clube de Portugal.


TAGS: Certificações Clube Carocha da Madeira Museu do Caramulo


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment