Snapshot: Cinco vitórias e um burro

Arquivos 22 Ago 2020

Snapshot: Cinco vitórias e um burro

Por Ricardo Grilo

Sendo uma ideia do Conde Vizenzo Fiorio, a mítica Targa Florio começou a disputar-se em 1906, num inacreditável circuito com 72 quilómetros de extensão, traçado nas montanhas da Sicília. A prova, que chegou a fazer parte do campeonato Internacional de Construtores, iria disputar-se até 1977, sendo por essa altura perfeitamente anacrónica e inadaptada aos modernos carros de competição.
 
Mas durante muitos anos a prova não era considerada mais perigosa que a média e foi palco de muitas lutas heróicas entre as equipas dos principais construtores mundiais. A primeira marca a distinguir-se no Targa Florio foi a Bugatti, com a sua equipa oficial a vencer a prova siciliana por cinco vezes consecutivas entre 1925 e 1929.
 
Como recompensa pela inédita façanha, além das taças, o Conde Fiorio decidiu oferecer a Ettore Bugatti nada mais nada menos que um burro.

 
O mais interessante é que Ettore Bugatti baptizou o animal como Totosche e levou-o consigo de regresso a Molsheim, passando o resto da sua vida na fábrica da marca, onde todos o conheciam e por onde podia circular livremente!
 
Na fotografia vemos um ternurento Totosche a cumprimentar Ettore Bugatti, sentado ao volante do que me parece ser um Bugatti Type 50.
 
Uma história no mínimo insólita que evoca os triunfos sicilianos e, acima de tudo, a personalidade muito especial do patrão da marca de Molsheim.
 
Imagem colorida por Ricardo Grilo


TAGS: Ettore Bugatti Targa Florio


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment