Clássicos 12 Ago 2020

Porsche 924 Carrera GT, um herói improvável

No grupo de fiéis da Porsche, o 924 sempre foi considerado um modelo que estava um patamar abaixo na história da marca dominada pela fama do 911. O modelo básico do 924 não começou com um projecto original da Porsche, mas sim um projecto reformulado de um Volkswagen desportivo com refrigeração a água que nunca chegou a ver a luz do dia.

Este automóvel de baixa gama, motor frontal, baptizado com o emblema da casa de de Estugarda, não era o Porsche mais rápido de todos, no entanto, era algo bem pensado, para substituir o maturado 914, e também, uma base sólida onde iria ser assente o programa de corrida desportiva da marca. Foi este o plano da Porsche na temporada de 1980, colocando os seus corredores no já homologado 924 Carrera GT.

A versão de estrada do 924 Carrera GT formou uma base regulamentar para a Porsche construir versões de corrida do Carrera que competiriam pela equipa da fábrica nas maiores competições de automobilismo do mundo. Competições como as 24 Horas de Le Mans, onde a Porsche conquistou o sexto lugar na geral em 1980 utilizando o 924, que no ano seguinte conquistou o lugar mais alto do pódio.



O pedigree de corrida da plataforma 924, deve-se em parte ao modelo base, contudo o Carrera GT Turbo fez com que esse sucesso chegasse às ruas. Uma produção que contava com 210 cavalos de potência, contudo, não nos podemos esquecer que foi extraído de um motor VW-Audi de quatro cilindros em linha bastante contido, dito desta forma soa muito mais impressionante.


TAGS: Porsche Porsche 924 Carrera GT


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment