Alfa Romeo 2000 Sprint Praho, o protótipo inspirado nos barcos de pesca tailandeses

Clássicos 31 Jul 2020

Alfa Romeo 2000 Sprint Praho, o protótipo inspirado nos barcos de pesca tailandeses

Por Tiago Nova

O Alfa Romeo 2000 Tipo 102 iniciou a sua produção em 1958, substituindo o Alfa Romeo 1900 Super, mantendo-se até 1962, altura em que foi substituído pelo Alfa Romeo 2600. Inicialmente, estava disponível nas carroçarias Berlina de seis lugares e Spider, aparecendo, em 1960, o coupé Sprint. O Spider foi desenhado por Carlo Felice Bianchi Anderioni e construído na Carrozzeria Touring, enquanto o Sprint foi desenhado por Giorgetto Giugiaro e construído na Bertone. 

No Salão de Turim de 1960, a Carrozzeria Touring apresentou um protótipo coupé com base no Alfa Romeo 2000, designado 2000 Sprint Praho. A elaboração deste protótipo foi pedida pela própria Alfa Romeo a Carlo Felice Bianchi Anderioni, a partir do primeiro chassis produzido, o type 102.05 s/n 001, com o número AR10205*00001. Mas, a Touring não ficou com o desenvolvimento da versão coupé, seguindo esta para a Bertone. No entanto, Giorgetto Giugiaro inspirou-se neste protótipo.

Tal como é apanágio da Carrozzeria Touring, o Praho tem carroçaria Superleggera, construída em alumínio, com quatro faróis na frente, algo típico dos automóveis americanos, e sem pilar B. Tal como o título indica, o nome Praho provém dos barcos de pesca utilizados na Tailândia, algo que também foi transcrito na janela traseira côncava do automóvel.

O interior pode levar quatro ocupantes e todos os instrumentos estão agrupados na consola central, algo inspirado na aviação. Este protótipo está equipado com o motor de quatro cilindros em linha de 2,0 litros de cilindrada, dupla árvore de cames à cabeça e oito válvulas debitando 115 cv, alimentados por dois carburadores Solex. A potência é enviada para a rodas traseiras, através de uma caixa de cinco relações manuais.

Do Alfa Romeo 2000 Sprint Praho somente um exemplar foi produzido e que ainda existe hoje em dia, sendo submetido a um restauro em 2001, retornando à sua cor original. Foi vendido em 1967, aquando da falência a Carrozzeria Touring, ao concessionário da Alfa Romeo de Milão, a Minetti. Posteriormente foi para Hong Kong, já pintado de cinza, retornando a Itália pouco depois, permanecendo na mesma família, estando agora na Colecção Lopresto desde 2008, com menos de 1.000 km percorridos, mantendo as matrículas de stand originais.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Alfa Romeo 2000 Carrozzeria Touring


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment