Snapshot: Um Cisitalia Abarth 204 em Vila Real

Arquivos 25 Jul 2020

Snapshot: Um Cisitalia Abarth 204 em Vila Real

Por Ricardo Grilo

Num cenário pouco habitual, o Cisitalia Abarth 204 de Emílio Romano sobe a Rua dos Ferreiros, desde a ponte Romana de Santa Margarida, a caminho do traçado tradicional do circuito que tinha sido alterado neste ano devido a obras de manutenção na ponte metálica.
 
Emilio Romano fazia parte de uma boa comitiva de concorrentes estrangeiros que na semana anterior tinha participado no Grande Prémio do Porto.
 
O vencedor da edição de 1950 iria ser o italiano Piero Carini ao volante de um Osca. Pesando cerca de 800 kg e equipado com um pequeno motor Fiat de 1100 cc, o Cisitalia #2 que vemos nesta foto colorida acabaria por se classificar num honroso 4º posto absoluto a uma volta do vencedor.

 
Desenhado por Giovanni Savonuzzi e com suspensões por barra de torção projectadas por Ferry Porsche (tratava-se de um projecto criado em paralelo com o Cisitalia-Porsche de Formula 1) este pequeno Sport acabaria por ganhar fama ao ser o primeiro Abarth (pois Carlo Abarth adquiriu os restos da falida Cisitalia) e por ter sido o modelo com o qual Tazio Nuvolari obteve a sua derradeira vitória, numa rampa em Itália.
 
Imagem colorida por Ricardo Grilo



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment