Seis veículos militares estranhos e bizarros

Clássicos 22 Jul 2020

Seis veículos militares estranhos e bizarros

Muita tecnologia é desenvolvida e utilizada durante muitos anos pelas forças militares, antes de chegar à população em geral e, os automóveis são um exemplo disso. Muitas funcionalidades implementadas hoje já existem há muitos anos nos veículos militares sendo depois ajustadas para o uso civil. No entanto, nem sempre corre bem e o que parece ser algo inovador no papel, quando tornado realidade, demonstra que afinal não é assim tão útil. Seguem-se seis criações de veículos militares estranhos, que nos fez perguntar o porquê de alguém os ter desenvolvido.

Armstead Snow Motor


Os veículos Corkscrew, ou movidos a “parafuso”, foi uma ideia de locomoção para zonas com muita neve e gelo, ou então para lama ou zonas pantanosas. No entanto, em terrenos lisos e com boa aderência, o veículo não se movia bem, não sendo, por isso, útil para o exército. Além disso, eram extremamente lentos e não tinham suspensão. Nos anos 20 foi desenvolvido o Armstead Snow Motor, que tinha por base o tractor agrícola Fordson.

Focke-Wulf Triebfluegel


Durante anos, os helicópteros foram um meio de transporte apetecível para qualquer inventor, incluindo Leonardo Da Vinci, mas nunca foi conseguido ser produzido até Igor Sikorsky ter iniciado a produção do seu primeiro helicóptero em 1944. No entanto, após os primeiros helicópteros entrarem em produção, Adolf Hitler achava que estes não estavam muito desenvolvidos e iniciou o desenvolvimento de um helicóptero propulsionado por motores a jacto, nascendo assim o Focke-Wulf Triebfluegel no mesmo ano, na recta final da Segunda Guerra Mundial. O levantar e pousar era feito na vertical, com o piloto a olhar para o “céu”. Logo desde de cedo se percebeu que o projecto não iria funcionar e foi abortado ainda antes da produção do protótipo à escala real, existindo somente os protótipos à escala, produzidos para testes no túnel de vento.

GE Quadruped


O GE Quadruped, também conhecido por Walking Truck, ou seja, camião andante, foi um projecto único que não passou de protótipo, muito devido ao seu custo de desenvolvimento e à sua dificuldade em operar. Foi desenvolvido pela General Electric em 1965. Para dificultar mais o seu processo, este veículo era bastante ruidoso, sendo audível a quilómetros de distância. Tem um peso de 1.400 kg e andava a uma velocidade de 8 km/h. O protótipo sobrevivente está no U.S. Army Transportation Museum, na Virgínia.

Kugelpanzer


O Kugelpanzer, também conhecido por tanque de uma roda ou tanque bola, foi desenhado para destruir tudo à sua volta. Para a sua operação eram necessárias três pessoas, que estavam dentro da “bola”. O problema, é que quem o operava não fazia a mínima ideia para onde ia. Somente um protótipo foi construído e enviado para o Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, onde foi capturado pela União Soviética. Hoje está em exposição no Kubinka Tank Museum.

Tsar Tank


O Tsar Tank é um projecto russo que se assemelha às bicicletas do século XIX, com a diferença que este era blindado e estava equipado com armas. Desenvolvido por Nikolai Lebedenko, Nikolai Zhukovsky, Boris Stechkin e Alexander Mikulin, os seus testes ocorreram em 1914 e 1915. Cada roda era propulsionada por motores Sunbeam de 250 cv. Como não poderia deixar de ser, era perigoso de manobrar e só um protótipo de testes foi construído, deixado ao abandono até 1923, altura em que foi desmantelado. Hoje existe uma réplica que mostra o gigantesco veículo.

Vespa 150 TAP


A Vespa 150 TAP foi desenvolvida para ser utilizada por para-quedistas, daí a designação TAP para Troupes Aéro Portées. Foi introduzida em 1956 e reformulada em 1959, produzida pela ACMA (Ateliers de Construction de Motocycles et Automobiles), na França, que produzia as Vespa sob licença. As modificações incluíam um quadro reforçado e um canhão. O plano seria que as scooters fossem atiradas de para-quedas aos pares, cada uma com um homem para conduzir. O canhão nunca foi desenhado para ser disparado da Vespa, mas sim desmontado e aplicado num tripé, que acompanhava a mota. A Vespa estava equipada com um motor de um cilindro a dois tempos de 146cc.


TAGS: Armstead Snow Motor Focke-Wulf Triebfluegel GE Quadruped General Electric Kugelpanzer Sunbeam Tsar Tank Vespa


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment