Ford GT Prototype Roadster pode chegar aos nove milhões de euros em leilão

Mercado 07 Jul 2020

Ford GT Prototype Roadster pode chegar aos nove milhões de euros em leilão

O Ford GT40 é um automóvel icónico na história, desenvolvido unicamente para vencer a Ferrari na 24 Horas de Le Mans, conseguindo ocupar os três lugares do pódio na prova de 1966 e venceu ainda os três anos seguintes.

No entanto, pouca gente conhece o GT Roadster, um projecto que visava desenvolver um irmão do GT40, mas sem tejadilho, produzido pela Ford Advanced Vehicles, na Inglaterra de Janeiro de 1964 a Abril de 1965. Somente cinco unidades viram a luz do dia, sendo que hoje apenas se conhece duas.

O exemplar deste artigo, com o chassis número GT109, é ainda mais relevante, pois foi o único, dos cinco construídos, que competiu nas 24h de Le Mans, em 1965, pela equipa Ford France com os pilotos Maurice Trintignant e Guy Ligier. Infelizmente, com apenas onze voltas completadas, o GT sofreu problemas na caixa de velocidades e acabou por desistir, não voltando a competir de novo.

Após a prova, o GT voltou para a Shelby American, para a sua reconstrução, indo, posteriormente, para a Kar Kraft, em Detroit, para servir de automóvel de desenvolvimento de vários motores, caixas de velocidades, carburadores e sistemas de travagem. Acabou por ficar esquecido num armazém até ser descoberto em 1968 por Dean Jeffries, um duplo de Hollywood, que o adquiriu à Ford e manteve-o até 2013, iniciando o seu merecido restauro. Com a morte de Dean, o seu terceiro proprietário, Dana Mecum, finalizou o restauro, tal como se encontra hoje.

Este Ford GT Competition Prototype Roadster de Março de 1965, equipado com o motor original das 24h de Le Mans, o V8 HiPo de 4,7L e acoplado a uma caixa de quatro velocidades manuais ZF 5DS-25/0, pode atingir os dez milhões de dólares, quase nove milhões de euros, no leilão Indy 2020, levado a cabo pela Mecum, de 10 a 18 de Julho.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: 24h Le Mans Ford GT Ford GT40 Mecum Shelby


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment