Automóveis em miniatura: A arte de contemplar a nossa paixão

Automobilia 12 Jun 2020

Automóveis em miniatura: A arte de contemplar a nossa paixão

Por Vítor Madeira

Em termos de definição, pode dizer-se que o coleccionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, seleccionar, trocar e, porque não, expor coisas, que variam em função do interesse pessoal de cada um.
 
Da mesma forma, o termo colecção representa o conjunto ou reunião de coisas, que têm a mesma natureza ou que detêm alguma relação entre si. É assim, grosso modo, que qualquer dicionário define os termos colecção e coleccionismo.
 
O coleccionismo é praticado em todo o mundo por milhões de pessoas, existindo todo o tipo de colecções como selos, postais, moedas, chávenas, porta-chaves, canetas, e muitas, mas mesmo muitas mais.

 
Podemos referir que, hoje, grandes acervos expostos pelo mundo resultam de coleccionadores particulares que, pelo seu gosto por algo peculiar, levou ao armazenamento de um grande número de objectos que fazem agora o deleite de quem os contempla.
 
Cada coleccionador tem diferentes formas de pensamento sobre a estruturação da sua colecção. Nuns casos prevalece a variedade, noutros a quantidade, noutros a exclusividade e/ou raridade dos objectos, mas em qualquer circunstância o denominador comum é o prazer e a paixão.
 
Pode também dizer-se que o coleccionismo é um hobby na medida em que nos proporciona prazer, isto para além de, através dele, ser possível aumentar o nível de socialização conhecendo outras pessoas que manifestam os mesmos interesses, partilhar experiências, abrir janelas a outros horizontes e aumentar o nível de conhecimento acerca do objecto que colecciona.
 
Em algum momento da vida todos nós já coleccionámos qualquer coisa, seja lá o que tenha sido e por que razão o foi. Quem não se recorda das célebres colecções de cromos? Pode ter sido aqui que germinou o interesse.
 
O coleccionador quando decide sê-lo tem já uma paixão em si, pode estar bem guardada, mas lá no fundo há algo que alimenta a sua fantasia, surgindo algures no tempo um click que faz com que inicie esse percurso.
 
miniaturas6
Mas ao falarmos de coleccionismo num espaço como este desde logo se percebe onde reside a nossa paixão. Nos automóveis pois claro!
 
A paixão pelos automóveis constitui, nos dias de hoje, um motivo mais do que suficiente para passarmos do simples prazer da sua condução, da atracção pelo espectáculo desportivo que ele nos proporciona, ou mesmo da contemplação nostálgica dos automóveis do passado, para a vertente de coleccionador, sabendo-se que, para que tal aconteça, é exigível uma boa condição financeira.
 
É o despertar para essa realidade que nos encaminha para uma outra forma, mais acessível, de alimentar a nossa paixão, mas efectuando uma redução de escala.
 
Assim nascem os coleccionadores de miniaturas automóveis.
 
Há quem pense, ainda assim, que esta área de coleccionismo tem o seu quê de elitista. Nada mais errado, uma vez que está no critério de cada um definir o que gastar e como gastar, atenta a circunstância de poder construir a sua colecção de acordo com o tamanho da respectiva bolsa.
 
Esta vertente coleccionista tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, levando a que, o que começou por ser um hobby, é já hoje um verdadeiro investimento, não que o coleccionador tenha o objectivo do lucro, mas sim porque o número de interessados e a procura tiveram um tal incremento que o inflacionamento dos preços começou a fazer-se notar.
 
Por outro lado, tem-se assistido a uma interessante difusão de exposições, feiras de compra, venda e troca e outros eventos de divulgação com elevados níveis de participação, não esquecendo também o crescente aparecimento de sites dedicados a esta temática, designadamente para venda de modelos.
 
Tudo junto, faz-nos crer que estamos perante um fenómeno crescente cujo final está longe de poder ser previsto.
 
Quando a decisão de coleccionar miniaturas se consolida, as opções são quase infinitas e aí começa o primeiro quebra-cabeças para o coleccionador. Como começar? Que fazer?
 
Não existe propriamente um manual do coleccionador nem um checklist de regras que, de forma sistemática, diga o que deve fazer, mas há seguramente muitas opções a tomar antes de começar a sua colecção de miniaturas de automóveis.
 
Damos-lhe essa receita numa próxima oportunidade.
 
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment