Messerschmitt Bf109G totalmente restaurado volta a voar

Clássicos 10 Jun 2020

Messerschmitt Bf109G totalmente restaurado volta a voar

A Messerschmitt foi uma importante empresa alemã de aviação, tendo um papel fundamental na produção de aviões de combate para a Segunda Guerra Mundial, tendo nos seus modelos Bf109 e Bf110 o seu maior sucesso, sendo estes os aviões mais utilizados pelas várias Forças Aéreas. Foi também durante a Guerra, que a Messerschmitt produziu o primeiro avião de combate equipado com motor a jacto, o Me262. Após a Guerra a sua produção moveu-se para pequenos automóveis, bastante populares na época, com um design inspirado nos cockpits de aviões. Em 1968, a Messerschmitt fundiu-se com a fabricante de aviões civis Bölkow, formando a Messerschmitt-Bölkow. Em 1969 adquiriu a Hamburger Flugzeugbau e mudou o nome para Messerschmitt-Bölkow-Blohm, sendo esta adquirida, em 1989, pela DASA, que agora pertence à Airbus.

O Messerschmitt Bf109 era o avião de eleição da Luftwaffe e entrou ao serviço em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, ficando operacional até ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Deste avião existem inúmeras variantes, muito devido à sua versatilidade, mas também devido à altura em que entrou ao serviço e à necessidade de constante actualização.

O Bf109G é uma dessas variantes, que tem por base a série F com alguns melhoramentos, como uma estrutura das asas reforçada, para-brisas à prova de bala e uma armação adicional para o depósito de combustível, mas acima de tudo requer menos esforço para operar, pois a maior parte das operações estão ao alcance de um botão. Além disso, está equipado com o motor invertido V12 Daimler-Benz DB 605A de 37,5L de cilindrada e compressor volumétrico que desenvolve 1.475cv. O cockpit tem a ergonomia perfeita para um avião de combate, muito mais para a época em que foi desenvolvido.



O exemplar deste artigo é um Messerschmitt Bf109G4, com melhoramentos ao nível de rádio e comunicações, e foi totalmente restaurado na Fighter Factory, na Virgínia. Está agora pronto para voltar aos velhos anos de glória, sem combates como é óbvio, mas pode agora ser apreciado em shows aeronáuticos.


TAGS: Fighter Factory Messerschmitt Bf109


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment