Aston Martin inicia a produção do DB5 “Goldfinger” Continuation

Clássicos 03 Jun 2020

Aston Martin inicia a produção do DB5 “Goldfinger” Continuation

Após 55 anos do último DB5 sair da linha de produção, a Aston Martin retoma a produção deste modelo icónico, numa série limitada 25 exemplares e seguindo a linhagem dos modelos Continuation, designada DB5 Goldfinger Continuation.

Esta nova série de modelo “Continuation” da Aston Martin, presta homenagem ao modelo utilizado no filme do agente secreto James Bond, em 1964, 007: Goldfinger. Tal como os automóveis originais, estes irão ser produzidos em Newport Pagnall.

Mas, desta vez, a Aston Martin foi mais longe, já que irá replicar totalmente o DB5 visto no grande ecrã, ou seja, será equipado com todas as funcionalidades adaptadas para o filme. Isto inclui, o vidro traseiro à prova de bala, os para-choques com extensores hidráulicos na frente e traseira, as duas metralhadoras na frente e nos farolins traseiros, sistema de fumo e despejo de óleo e ainda o mecanismo para destruir os pneus. Claro está que as armas são fictícias e não estarão funcionais.



Tal como no DB5 utilizado no filme, as novas funcionalidades não se restringem ao exterior, visto que estão presentes também no habitáculo e inclui um ecrã que simula mapa de perseguição por radar, vários botões no apoio de braço e consola central para toda a parafernália de armamento, um telefone na porta do condutor e um porta armas por baixo do banco, apesar de estas duas últimas não aparecerem no filme, mas estavam montadas no DB5 original.

Além de tudo isto, o que mais salta à vista é o painel amovível do lado do passageiro, que poderá ser pedido sob encomenda, assim como o botão na alavanca da caixa de velocidades para ejectar o banco do passageiro, mas como é óbvio, esta funcionalidade não estará activada.

A instalação e desenvolvimento destas funcionalidades foi feita em conjunto com Chris Cobauld OBE, especialista em desenvolver efeitos especiais para vários filmes, incluindo os filmes de James Bond desde 1985, assim como o X-Men, Star Wars, Dark Knight, entre outros.

Falando do automóvel no geral, estes DB5 Continuation, serão produzidos com carroçaria em alumínio e todos pintados na cor Silver Birch, montada num chassis em aço igual ao original. O motor é o seis cilindros em linha de 4,0 litros de cilindrada, que desenvolve 290 cv. Acoplado ao motor está uma caixa ZF de cinco velocidades manual, que envia a potência para as rodas traseiras, dividido por um diferencial autoblocante mecânico. A travagem está a cargo de discos nas quatro rodas com servofreio Girling. A direcção é de pinhão e cremalheira.

Cada exemplar será vendido por um valor a rondar os três milhões de euros, sem impostos.


TAGS: Aston Martin DB5 Goldfinger James Bond


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment