Ferrari 275 GTS que pertenceu a David Letterman vai a leilão

Mercado 31 Mai 2020

Ferrari 275 GTS que pertenceu a David Letterman vai a leilão

Este Ferrari 275 GTS, para além dos prémios arrecadados em vários concursos de elegância, foi propriedade de dois grandes nomes. Jon A. Shirley, antigo presidente e director da Microsoft e David Letterman, apresentador e comediante, mais conhecido pelo seu programa Late Show with David Letterman, que esteve no ar durante 33 anos.

O Ferrari 275 GTS foi produzido sob a mesma plataforma e mecânica do 275 GTB, mas enquanto o primeiro ter um design mais tradicional, o último teve o seu design mais avançado e elegante, pondo-se a hipótese de a Ferrari, na época, ter decidido assim, para conseguir chegar a dois grandes grupos de compradores. Ainda assim o 275 GTS é um dos Ferrari de motor V12 frontal mais raro.

O 275 GTS foi lançado em 1964 e estava equipado com o motor Colombo V12 de 3,3 litros de cilindrada, com três carburadores duplos Weber, desenvolvendo uma potência de 260 cv. Tal como era tradição na época, a Ferrari dava o nome dos modelos com base na cilindrada unitária de cada cilindro, que neste caso era de 275 cc. A caixa de velocidades estava montada na traseira, sendo por isso transaxle, para assim melhorar a distribuição do peso, e contava com cinco velocidades manuais. Este modelo tem suspensão independente de triângulos desiguais nas quatro rodas, o primeiro modelo Ferrari com essa solução, além dos travões de disco, também nas quatro rodas.

A carroçaria em aço do 275 GTS foi desenhada e construída na Pininfarina. O interior seguia as linhas dos GT da Ferrari, com materiais da mais alta qualidade, combinando a madeira e a pele. Tal como muitos descapotáveis, também o 275 GTS poderia ser encomendado com um hardtop, sendo hoje um dos objectos mais raros e procurados pelos proprietários do 275 GTS.

O exemplar presente neste artigo, com o chassis número 07427, para além de ter pertencido a dois nomes famosos, vem equipado com o hardtop original, produzido pela Pininfarina e aplicado no concessionário Chinetti Motors, além do certificado da Ferrari Classiche. Mantém a combinação das cores originais, Nero no exterior com o interior em vermelho. A complementar o exterior, estão as jantes raiadas da Borrani. Estando actualmente na colecção de Vance Shappley, vai a leilão pela Mecum, num evento de 10 a 18 de Julho de 2020 em Indianapolis.


TAGS: David Letterman Ferrari 275 Jon A. Shirley Mecum


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment