O ícone de estilo dos modelos 911 chega à oitava geração da gama

Modernos 19 Mai 2020

O ícone de estilo dos modelos 911 chega à oitava geração da gama

A Porsche completa o trio a tempo do verão: seguindo-se ao Coupé e Cabriolet, a terceira variante de carroçaria da nova geração 911 faz agora a sua estreia com as versões de tracção integral, 911 Targa 4 e 911 Targa 4S. A característica distintiva do Targa mantém a inovação, a capota totalmente automática e, como no lendário Targa original de 1965, inclui o característico arco, a secção de tejadilho removível sobre os bancos dianteiros e um envolvente vidro traseiro. O tejadilho pode ser confortavelmente aberto e fechado em apenas 19 segundos.

É alimentado pelo poderoso motor boxer de seis cilindros biturbo com três litros de capacidade: o 911 Targa 4 disponibiliza agora 283 kW (385 cv) e, em combinação com o opcional Pacote Sport Chrono, acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos – um décimo mais rápido do que o anterior modelo. O motor do 911 Targa 4S eleva a potência para 331 kW (450 cv) e alcança os 100 km/h em apenas 3,6 segundos sob as mesmas condições – quatro décimos mais rápido que o seu predecessor. A velocidade máxima do 911 Targa 4 é de 289 km/h (mais dois km/h), enquanto o 4S chega aos 304 km/h (mais três km/h).

Ambos os automóveis desportivos estão equipados, de série, com a caixa de dupla embraiagem (PDK) com oito velocidades e tracção integral inteligente Porsche Traction Management (PTM) para oferecer o máximo prazer de condução. Alternativamente, o 911 Targa 4S pode ser especificado com a nova caixa manual de sete velocidades, com a qual o Pacote Sport Chrono está incluído. Novas tecnologias foram também integradas para alargar a gama de funcionalidades para ambos os modelos 911 e, pela primeira vez, o Porsche InnoDrive, o qual inclui cruise control adaptativo, está disponível. Fruto da aprimorada função Smartlift, a altura ao solo pode ser programada para ser elevada na utilização quotidiana. A lista de opções é complementada por uma alargada gama da Porsche Tequipment e novas opções de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur. Futuramente, a Porsche irá alargar a combinação de elementos de estilo tradicionais, design intemporal e tecnologia de ponta numa edição especial do 911 Targa, a qual fará a sua estreia em breve.


Eficiente motor boxer biturbo

Como os modelos 911 Carrera, ambas as variantes 911 Targa beneficiam do aumento de potência proporcionado pelo motor seis cilindros boxer, biturbo, com três litros de capacidade. Tanto a performance como a utilização quotidiana são beneficiadas com o resultado. O motor do 911 Targa 4 produz 283 kW (385 cv) às 6.500 rpm, mais 11 kW (15 cv) do que o seu predecessor. O binário máximo de 450 Nm é disponibilizado numa alargada gama de rotações entre as 1.950 e 5.000 rpm. Com 331 kW (450 cv), o 911 Targa 4S oferece mais 22 kW (30 cv) do que o seu antecessor e gera um binário máximo de 530 Nm (mais 30 Nm) entre as 2.300 e as 5.000 rpm.

Tracção integral optimizada para melhor tracção

A aperfeiçoada performance dos novos modelos de tracção integral vai de mão dada com novos desenvolvimentos no eixo dianteiro. A unidade da embraiagem e do diferencial é refrigerada a água e tem discos de embraiagem reforçados para maior robustez e maior capacidade de carga. O aumentado actuador de binário na embraiagem melhora a sua precisão de ajuste e a função da transmissão adicional do eixo dianteiro. No geral, o aprimorado eixo de transmissão dianteiro com PTM (Porsche Traction Management) contribui para uma tracção ainda melhor sob todas as condições.

Novos desenvolvimentos no chassis para maior conforto e segurança 

O sistema de amortecimento variável de controlo electrónico, PASM (Porsche Active Suspension Management), faz parte do equipamento de série dos novos modelos 911 Targa. Este sistema ajusta automaticamente o amortecimento em termos de conforto e comportamento dinâmico para cada situação, tendo duas configurações de ajuste manual, Normal e Sport. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), o qual inclui bloqueio eletrónico do diferencial traseiro com distribuição variável do binário, é adicionado como equipamento de série nos Targa 4S e está disponível como opção nos Targa 4. Como nas outras variantes da oitava geração do Porsche 911, os modelos Targa estão equipados, de série, com o Modo Porsche Wet. Os sensores nas cavas das rodas são capazes de detectar água no asfalto e, se estiver presente uma elevada quantidade de água, um aviso no painel de instrumentos recomenda ao condutor que passe, de forma manual, para o Modo Wet. A resposta ao condutor é então adaptada às condições para garantir a máxima estabilidade.

A definição dinâmica do 911 Targa 4 inclui pneus 235/40 ZR em jantes de 19” no eixo dianteiro e pneus 295/35 ZR em jantes de 20” no eixo dianteiro. De série, o modelo 4S está equipado com pneus 245/35 ZR em jantes de 20” à frente e pneus 305/30 ZR em jantes de 21” atrás. No Targa 4, a desaceleração é concretizada em ambos os eixos por discos de travão com 330 milímetros de diâmetro com pinças de quatros êmbolos. As pinças pintadas em vermelho no Targa 4S têm seis êmbolos no eixo dianteiro, quatro no traseiro, com discos de 350 mm em ambos os eixos. O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) pode ser escolhido em opção.


Extravagante design Targa com uma interpretação moderna

O exterior do 911 Targa é caracterizado pelos elementos de design da geração 992. Comparativamente aos seus antecessores, a sua carroçaria apresenta guarda-lamas significativamente mais pronunciados atrás e à frente e, entre os faróis LED, o seu capot evoca o design das primeiras gerações do 911. A sua traseira é dominada pela sua largura, pelo spoiler traseiro automático integrado e pela elegante faixa de luz. Com excepção das secções dianteira e traseira, toda a carroçaria é construída em alumínio.

O interior replica o dos modelos 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas limpas e direitas do tablier e pelos seus instrumentos. Os modelos 911 a partir de 1970 foram a inspiração.  Ao lado do conta-rotações colocado ao centro – uma característica que define a Porsche – dois ecrãs sem moldura apresentam informações alargadas ao condutor. Uma compacta unidade de controlo com cinco botões para acesso directo a funções importantes do veículo está colocada abaixo do ecrã de 10,9” do Porsche Communication Management (PCM). De série, o PCM oferece navegação online e Connect Plus.


O modelo para uma nova classe de automóveis desportivos desde 1965

O 911 Targa 2.0 de 1965 foi pioneiro num novo tipo de automóvel. Originalmente apelidado como “um cabriolet seguro com barra anti-capotamento”, o Targa, com o seu tejadilho removível, rapidamente se estabeleceu como um conceito independente e tornou-se um ícone de estilo. Diretamente para o presente, a Porsche continuou a combinar dois mundos no 911 Targa: as vantagens da condução a céu aberto de um cabriolet combinada com o conforto diário e segurança de coupé.

Os novos modelos 911 Targa vão ser lançados no mercado a partir de Agosto de 2020. Os preços, incluindo impostos em vigor à data, começam nos 160.783 euros para o 911 Targa 4 (PDK), nos 178.076 euros para o 911 Targa 4S com caixa PDK de oito velocidades e nos 176.251 euros para o 911 Targa 4S com a opcional caixa manual de sete velocidades.


TAGS: Porsche


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment