Clássicos • 17 Mar 2020
Ferrari 512S Modulo, de protótipo a um automóvel completamente funcional
Hoje em dia, os SUV são os automóveis “da moda”, tendo levado vários fabricantes a produzirem, pela primeira vez veículos que se inserem nesse segmento, como é o caso da Bentley, Rolls-Royce, entre outras. Inclusivamente, fala-se na hipótese da própria Ferrari lançar um automóvel desse género, para o segmento dos SUV, ou melhor FUV, como a marca italiana lhe chama. Mas, durante vários anos, as berlinas de quatro portas tinham uma importante cota de mercado, lavando várias marcas a lançar modelos nessas carroçarias e outras estudaram a hipótese.
É nesse contexto, que nasce o Ferrari Pinin, uma berlina de quatro portas a primeira com um emblema do cavalino rampante, construída pela Pininfarina, como o nome indica, de forma a produzir algo único para celebrar os 50 anos da carrozzeria, fundada em 1930 por Battista “Pinin” Farina.
O projecto foi liderado pelo filho do fundador, Sergio Pininfarina, que sonhava em construir uma berlina para competir com o Jaguar XJ, Maserati Quattroporte e do Mercedes-Benz 450SEL 6.9, em memória ao seu pai, inclusivamente no nome dado ao automóvel, e tendo mesmo a aprovação do próprio Enzo Ferrari. Tudo porque, segundo consta, quando a Ferrari foi adquirida pela Fiat, Enzo teria de ser transportado num Fiat 131 e ele não achava o automóvel adequado e daí também surgir na sua ideia a criação de uma berlina de luxo.
TAGS: Ferrari Pinin Pininfarina
PARTILHAR:
Clássicos • 17 Mar 2020
Ferrari 512S Modulo, de protótipo a um automóvel completamente funcional
Clássicos • 10 Abr 2020
Lancia Aurelia B50 Cabriolet, um trabalho de excelência da Pinin Farina
Clássicos • 03 Mai 2020
Deixe um comentário