Dois protótipos da Alfa Romeo dos anos 70 que provavelmente desconhece

Clássicos 09 Mai 2020

Dois protótipos da Alfa Romeo dos anos 70 que provavelmente desconhece

A Alfa Romeo foi uma das primeiras marcas a receber carroçarias especiais da Pininfarina, com o Alfa Romeo 8C 2300 de 1933 e desde então, que vários foram os automóveis produzidos para a marca de Milão, entre modelos de produção e protótipos. Este ano, apesar de estar a ser um ano mau, é bastante importante para ambas as marcas, pois a Alfa Romeo celebra o seu 110º aniversário e a Pininfarina o seu 90º. Desse modo, iremos falar de dois protótipos da Pininfarina, construídos para a Alfa Romeo, mas que ao longo dos tempos foram caindo no esquecimento.

Estes dois protótipos foram construídos, porque no início dos anos 70 estava a ser elaborada uma lei que iria proibir os automóveis descapotáveis tradicionais, devido a razões de segurança, mas tal nunca chegou a acontecer. Foi devido a isto que a Porsche lançou as suas famosas variantes Targa do 911 e 912, além do 914, para responder à necessidade dos seus clientes de quererem um automóvel descapotável. Da Fiat também nasceu o pequeno X1/9. Da mesma maneira, a Pininfarina desenvolveu dois automóveis para responder à mesma necessidade da Alfa Romeo, o Alfetta Spider, em 1972, e o Eagle, em 1975, ambos construídos com base no Alfetta.

O designer Aldo Brovarone concebeu o Alfetta Spider, deixando de lado as linhas suaves do Spider Duetto, para umas linhas mais angulosas e em cunha, algo muito típico dos anos 70. O Eagle já tem um design muito mais futurístico, com o aro traseiro do tejadilho numa posição mais recuada. Ambos tinham o motor de 1,8 litros de cilindrada e 120 cv, extraído do tradicional Alfetta, o que ao nível das prestações, não se enquadram muito com o design agressivo. Já o interior em ambos é bastante futurista, o do Eagle está muito mais à frente do seu tempo, com clara inspiração na aeronáutica, com um painel de instrumentos totalmente digital.



No entanto, a tal lei não foi para a frente e a Alfa Romeo decidiu prosseguir com o desenvolvimento do Spider, na sua segunda e terceira série e estes protótipos foram postos de lado. Ambos os protótipos são totalmente funcionais e estariam muito perto de avançarem para a produção. Hoje, ambos residem no fantástico Museo Storico Alfa Romeo, que recomendamos vivamente a sua visita.



Fotografias: Remi Dargegen / Classic Driver


TAGS: Alfa Romeo Alfetta Alfa Romeo Eagle Pininfarina


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment