Western Clipper, a mais bela autocaravana do século XX?

Clássicos 01 Mai 2020

Western Clipper, a mais bela autocaravana do século XX?

A Western Clipper Motorhome foi desenhada pelo designer industrial Brooks Stevens pouco tempo antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foi considerada das autocaravanas mais bonitas do século XX a par das Zeppelin da mesma época. Não se sabe quantos exemplares foram produzidos, nem quantas variantes existem, sendo hoje bastante raras.
 
Brooks Stevens fez vários desenhos dos mais variados ramos, desde o logótipo da cervejeira Miller Brewing, até a mota Harley-Davidson Hydra-Glide, passando pelos automóveis como o Jeep Wagoneer, o Oscar Mayer Wienermobile, o Studebacker Gran Turismo, entre outros.
 
O que se sabe é que Brooks Stevens foi contratado, pelo presidente da Western Publishing Company, para desenhar cerca de 25 autocaravanas, que seriam utilizadas como escritórios de vendas ambulantes da empresa de Racine, Wisconsin. As Clipper teriam um interior confortável, com sofás, cadeiras, mesas, armários e até água corrente, casa de banho e ar condicionado.
 
A maior parte das Western Clipper estavam equipadas com motores V8 de cabeça plana e construídas sob um chassis da International Harvester. Algumas tinha tracção frontal, para evitar utilizar um eixo traseiro e assim ganhar mais espaço interior, algo utilizado décadas depois pela GMC Motorhome.
 
Este exemplar da Western Clipper foi das primeiras a ser produzidas em 1937, e também das que tem a distância entre eixos menor e rodado duplo na traseira. Actualmente está equipada com um motor V8 Chevrolet 327, de 5.4 litros, não sendo o motor original, pois estes motores 327 só saíram para o mercado no início dos anos 60.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Brooks Stevens Western Clipper Motorhome


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment