Clássicos • 01 Ago 2019
BMW 3.5 CSL de Grupo 5 permaneceu abandonado numa quinta durante décadas
O Estado Português publicou em Diário da República, no passado dia 31 de Março, uma nova alteração ao Código do Imposto Único de Circulação.
A alteração reconhece o estatuto dos automóveis certificados como Veículos de Interesse Histórico, prevendo a isenção do pagamento de IUC para automóveis ligeiros de passageiros, cuja primeira matrícula tenha 30 anos ou mais e que só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 km.
A revisão ao Código do IUC prevê ainda a isenção para veículos pesados, com peso superior a 3500 kg, mistos ou de mercadorias desde que se encontrem certificados como Veículos de Interesse Histórico por uma das seguintes entidades, ACP Clássicos, CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos ou Museu do Caramulo.
O Jornal dos Clássicos confirmou junto da Autoridade Tributária que os proprietários de automóveis que reúnam as condições mencionadas, apenas necessitam de apresentar o certificado que atesta que o automóvel é um veículo de interesse histórico e fazer o pedido de isenção do imposto.
Tenho um veiculo com 30 anos e com interesse histórico mas faço mais de 500 Km por ano. Se obtiver o certificado poderei pedir e usufruir da isenção?
É para todos os carros ou apenas para os carros certificados pelo ACP? Tens de pagar ACP e ACP Clássicos?
ACP e CPAA têm cotas.
O museu do Caramulo,não.
Clássicos • 01 Ago 2019
BMW 3.5 CSL de Grupo 5 permaneceu abandonado numa quinta durante décadas
Clássicos • 19 Jan 2022
Clássicos • 10 Fev 2022
Bona dias.
Gostaria de saber, dado que um veiculo que se encontre certificado esse mesmo é válido por um período de 4 anos, se basta fazer durante esse período um só pedido de isenção ou se todos os anos se terá de efetuar.
Muito obrigado
Cordiais saudações desportivas.
Carlos Alberto