Automóveis clássicos certificados passam a estar isentos de IUC

Clássicos 22 Abr 2020

Automóveis clássicos certificados passam a estar isentos de IUC

O Estado Português publicou em Diário da República, no passado dia 31 de Março, uma nova alteração ao Código do Imposto Único de Circulação.
 
A alteração reconhece o estatuto dos automóveis certificados como Veículos de Interesse Histórico, prevendo a isenção do pagamento de IUC para automóveis ligeiros de passageiros, cuja primeira matrícula tenha 30 anos ou mais e que só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 km.
 
A revisão ao Código do IUC prevê ainda a isenção para veículos pesados, com peso superior a 3500 kg, mistos ou de mercadorias desde que se encontrem certificados como Veículos de Interesse Histórico por uma das seguintes entidades, ACP Clássicos, CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos ou Museu do Caramulo.

 
O Jornal dos Clássicos confirmou junto da Autoridade Tributária que os proprietários de automóveis que reúnam as condições mencionadas, apenas necessitam de apresentar o certificado que atesta que o automóvel é um veículo de interesse histórico e fazer o pedido de isenção do imposto.



PARTILHAR:

5
Deixe um comentário

Please Login to comment
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Carlos Alberto Maria PereiraMário CamposMiguelAntónio MariaJosé Tiago Monteiro Pinto Recent comment authors
Carlos Alberto Maria Pereira
Visitante
Carlos Alberto Maria Pereira

Bona dias.
Gostaria de saber, dado que um veiculo que se encontre certificado esse mesmo é válido por um período de 4 anos, se basta fazer durante esse período um só pedido de isenção ou se todos os anos se terá de efetuar.
Muito obrigado
Cordiais saudações desportivas.
Carlos Alberto

António Maria
Visitante
António Maria

Tenho um veiculo com 30 anos e com interesse histórico mas faço mais de 500 Km por ano. Se obtiver o certificado poderei pedir e usufruir da isenção?

Miguel
Visitante
Miguel

Está no artigo a resposta, é só ler…

José Tiago Monteiro Pinto
Visitante
José Tiago Monteiro Pinto

É para todos os carros ou apenas para os carros certificados pelo ACP? Tens de pagar ACP e ACP Clássicos?

Mário Campos
Visitante
Mário Campos

ACP e CPAA têm cotas.
O museu do Caramulo,não.