Gooding & Company tem para venda um raro Alfa Romeo Giulietta SZ

Mercado 22 Abr 2020

Gooding & Company tem para venda um raro Alfa Romeo Giulietta SZ

O Alfa Romeo Giulietta SZ nasceu quase que como por acidente, ou melhor, foi mesmo por acidente. Tudo começou quando nas Mille Miglia de 1956, Dore Leto di Priolo teve um grande acidente com o seu Giulietta Sprint Veloce. Mas, ao invés de o reconstruir com uma forma igual àquela que saiu da fábrica de Arese, di Priolo levou-o até à Zagato para esta o transformar completamente, com uma carroçaria mais leve e mais aerodinâmica, nascendo assim o Giulietta SVZ. Logo a seguir, vários foram os proprietários que pediram à Zagato para fazer trabalhos idênticos.
 
A Alfa Romeo viu o sucesso que estava a ter o modelo e contratou a Zagato para a produção dos Giulietta SZ em números limitados, com base nos chassis e mecânica do Giulietta Sprint Speciale. A designação SZ significa Sprint Zagato. Além a leveza da sua carroçaria em alumínio, o SZ tinha ainda janelas em acrílico, bancos mais leves e somente três mostradores no painel de instrumentos, tudo para reduzir o peso ao máximo.
 
Presente neste artigo está o Giulietta SZ Coda Tronca número 33 dos 200 construídos, que saiu da fábrica da Zagato em 1960 na cor cinza, para Rinaldo Parmigiani, que competiu com ele até 1961. Nesse ano foi vendido, sendo modificada a cor para vermelho e foi aplicado o motor do 1750 GT Veloce. Passou pela mão de muitos outros proprietários até chegar aos EUA, em 1978, aparecendo no Monterey Historic Automobile Races de 1980. Permaneceu no Texas por mais de 30 anos longe do público.

 
Agora a Gooding & Company tem para venda este Alfa Romeo Giulietta SZ, com um valor de 495.000 dólares, cerca de 455.000 euros.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Alfa Romeo Giulietta SZ Gooding & Company


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment