Ayrton Senna venceu o Grande Prémio de Portugal há 35 anos

Competição 21 Abr 2020

Ayrton Senna venceu o Grande Prémio de Portugal há 35 anos

Há precisamente 35 anos Ayrton Senna conquistava a sua primeira vitória na disciplina máxima do automobilismo. Envergando as cores da Lotus e com uma verdadeira serenata à chuva, Senna firmava o seu lugar na Fórmula 1 e conquistava o público português com a sua vitória inesquecível no Estoril.
 
Na segunda prova da temporada de 1985, a primeira de Ayrton pela equipa da Lotus, e depois de no Brasil ter sido forçado a abandonar a prova ao fim de 48 voltas, o Grande Prémio português correria bem melhor ao brasileiro. Na qualificação bateu Alain Prost por 0,4 segundos e conseguiu a pole position, a primeira da sua carreira.
 
Na linha de partida Senna suplantou todos os seus adversários, e nenhum deles ameaçou a sua liderança na prova. Na realidade, o único verdadeiro adversário do brasileiro nesse dia foi a própria pista, com a qual lutou constantemente devido à chuva torrencial, e nem a saída de pista comprometeu a vitória. Michele Alboreto, que conseguiu o segundo lugar do pódio, chegou mais de um minuto depois e Patrick Tambay, no terceiro posto, levou uma volta de avanço.

 
Ao final de duas longas e duras horas de prova víamos coroar o quarto brasileiro a vencer um Grande Prémio, depois de Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, três anos depois da última vitória a Lotus voltava a subir ao mais alto lugar do pódio. Foi depois da sua exibição de superioridade em relação à chuva no Grande Prémio de Portugal que o passaram a conotar ao piloto dos impossíveis, o que fazia o que mais nenhum conseguia fazer.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

 


TAGS: Ayrton Senna Grande Prémio de Portugal Lotus


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment