Os melhores automóveis lançados na década de 90

Modernos 18 Abr 2020

Os melhores automóveis lançados na década de 90

A década de 1990 trouxe várias inovações, como não poderia deixar de ser, num Mundo em constante mudança. Nos automóveis isso não foi excepção, com o lançamento de modelos icónicos que foram utilizados para posters de muitas crianças nos anos subsequentes. Os automóveis tornaram-se mais arredondados, com um design que permanece actual mais tempo, ao contrário dos anteriores de estilo mais quadradão. Além disso, tornaram-se mais eficientes e seguros, com a adição em massa nos automóveis utilitários de sistemas de ABS, controlo de tracção e Airbags, por exemplo. A Volvo introduziu, pela primeira vez, os airbags laterais. Foi no final da década de 90, que os SUV’s começaram a ganhar popularidade, algo que veio a aumentar e nos dias de hoje representam mais de metade do mercado automóvel.
 
Apesar de parecer que ainda foi ontem, a década de 90 distancia-se cada vez mais e vários são os automóveis, que aos poucos, se tornaram clássicos, como os lançados em 1990, que já têm 30 anos. Seguem uma lista resumida, dos melhores automóveis lançados em cada ano da década de 90 e no final, uma galeria e fotos que compila todos os modelos aqui falados.
 

 
O ano de 1990 viu o lançamento de um dos automóveis mais icónicos vindo do país do Sol Nascente, o Honda NSX, entrando assim no segmento dos supercarros, pondo-se em pé de igualdade com os modelos da Ferrari e da Porsche. Acima de tudo, foi desenvolvido em conjunto com Ayrton Senna, é preciso dizer mais alguma coisa? Neste ano, chegam-nos também do Japão, o Mitsubishi 3000GT, que rivaliza com o NSX com maior tecnologia, mas num contexto mais simples, e o pequeno, mas com um coração de competição, o Nissan Sunny GTI-R. Das Américas é lançado o Corvette C4 ZR1, geração que viu no início desta década o seu facelift. Da Europa é lançado o elegante BMW Serie 8, o superdesportivo Lamborghini Diablo e a berlina mais rápida do Mundo, o Opel Lotus Omega.
 

 
Em 1991, vinda das dos Estados Unidos e com surpresa, é lançada a primeira pickup orientada para a performance em pista, a GMC Syclone. Equipada com um motor V6 Turbo, desenvolve 280 cv e atinge o 100 km/h em pouco mais de quatro segundos, sendo a pickup mais rápida de sempre. No ano seguinte é lançado o SUV mais rápido de sempre, com base na Syclone, o GMC Typhoon. Continuando em 1991, este ano fica marcado com o regresso da Bugatti, com o EB110. A Porsche evoluiu o seu modelo de entrada, o 944, lançando o 968, que seria o último desportivo da marca com motor frontal e duas portas. Com a ajuda da Porsche, a Mercedes-Benz lança o 500 E, uma berlina com 322 cv. A marca britânica de automóveis desportivos TVR, lança o Griffith. Os japoneses introduzem no mercado pequenos desportivos, como o Suzuki Cappuccino e o Honda Beat. A Honda lança também um dos Civic mais bonitos de sempre.
 

 
O ano de 1992 fica marcado com o lançamento do todo poderoso McLaren F1. Gordon Murray consegue meter a McLaren nas bocas do mundo, com o supercarro mais rápido de sempre, equipado com um motor V12 da BMW. Este ano ficam também marcado com o lançamento de outros superdesportivos, mas são eclipsados pelo F1, como exemplo o Jaguar XJ220, Mazda RX-7, TVR Chimaera, Dodge Viper RT/10 e o Ferrari 456GT. São também lançados os primeiros últimos modelos de homologação de Grupo A para ralis, como o Ford Escort RS Cosworth, o Mitsubishi Lancer Evolution e o Subaru Impreza WRX. A Volkswagen lança os motores VR6 no Golf e no Corrado.
 

 
Em 1993 é lançada a nova geração do icónico desportivo da Porsche, o 911, mais concretamente a geração 993, que ficaria marcada por ser a última com o motor refrigerado a ar. Com uma suspensão traseira melhorada e uma caixa de seis velocidades manuais, o 993 viu também ser introduzidas as versões mais potente Turbo e Turbo S, assim como as orientadas para a pista, como a Carrera RS e a GT2. No mesmo ano, é lançado também a versão de topo da anterior geração, a 964, na versão Turbo S 3,6. Mas não só de Porsche fica marcado o ano de 1993, com o lançamento de automóveis icónicos, como o Fiat Coupe, o Renault Clio Williams, o Toyota Supra A80, o Ford Mustang SVT Cobra e o modelo de produção limitada Lister Storm com motor V12 da Jaguar.
 

 
O modelo que marca o ano de 1994 é o Aston Martin DB7, o automóvel responsável por salvar a marca britânica e, além disso, foi também o responsável pelo lançamento do Jaguar XK. 1994 é também o ano das berlinas, com o lançamento da nova geração do BMW Serie 7 E38 e da berlina desportiva Jaguar XJR, assim como o americano Chevrolet Impala SS. De Itália chegam-nos os irmãos Alfa Romeo Spider e GTV. Do Japão vem mais um modelo de homologação de Grupo A, o Toyota Celica GT-Four. Já que falamos em berlinas, temos de abordar a carrinha familiar mais desportiva da época, a Audi RS2, desenvolvida em conjunto com a Porsche. Foi também neste ano que a Ferrari lançou o concorrente ao NSX, o F355.
 

 
1995 é marcado por algo inédito. Se no ano anterior a Audi tinha lançado a RS2, que dizer em relação a levar uma carrinha para competir no BTCC? Foi isso que a Volvo fez e culminou no lançamento do Volvo 850 T5-R berlina e carrinha. Este ano é maravilhoso para os pequenos roadsters, com o lançamento do MG F e do Fiat Barchetta. Dos roadsters de segmento superior, é lançado o BMW Z3. A Honda lança um dos melhores tracção dianteira de todo os tempos, o Integra Type-R DC2. A Nissan volta a lançar uma nova geração do Skyline GT-R, a R33. E a Ferrari substitui o F40, pelo F50, desenvolvido com base na tecnologia da Fórmula 1.
 

 
O ano de 1996 é marcado pelo lançamento de um ícone, que perdura até aos dias de hoje, o Lotus Elise, transmitindo uma experiência de condução pura. A Renault também lança um modelo para rivalizar o Elise, mas de curta produção, o Sport Spider e a Porsche substitui o modelo de entrada de motor frontal, por um de motor central, o Boxster. Este é um bom ano para os desportivos, com o lançamento do Mercedes-Benz SLK, o TVR Cerbera, a quinta geração do Corvette, o Jaguar XK, o Ferrari 550 Maranello e o Peugeot 406. Desta marca francesa chegam também ao mercado novos hot hatches, o Peugeot 106 GTI e o 306 GTI-6. Nas berlinas, é lançado o Audi S8.
 

 
Em 1997 a Mercedes-Benz lança o Classe C mais potente de sempre, o C 43 AMG, com um V8 de 4,3 litros e 306 cv. Continuando nas berlinas, são lançados dois novos modelos, o Alfa Romeo 156 e o BMW Série 3 E46. A Honda lança, ainda que somente no mercado doméstico, o primeiro Civic Type-R. A Citroen lança um dos pocket rocket mais populares de sempre e que por cá era vendido como Citroen Saxo Cup. Os coupés dão as boas vindas ao Ford Puma e a Mazda lança a segunda geração do seu icónico descapotável, o Mazda MX-5. Dos Estados Unidos da América, vem um Hot Rod da era moderna, com o lançamento do Plymouth Prowler.
 

 
O ano de 1998 traz-nos uma das melhores berlinas de sempre o BMW M5, equipado com um motor V8 de quase 400 cv. Continuando nas berlinas, mas de um segmento mais baixo, chega do Japão o Honda Accord Type-R. De volta à BMW, é também neste ano que são lançados os M Coupe e M Roadster. Nos coupés temos o lançamento a primeira geração do Audi TT, do Subaru Impreza 22B STI e do Maserati 3200GT. A Proton, uma marca malaica que não se vende no nosso país, lançou o Satria GTi, com a ajuda da Lotus. Dos superdesportivos raríssimos chega-nos o Mercedes-Benz CLK GTR.
 

 
Por fim, 1999, o ano que viu ser lançada a marca Pagani, com o seu Zonda C12. Mas este ano, também foi prolifero em modelos icónicos, como o lançamento da Audi RS4 Avant, o Ferrari 360 Modena, Honda S2000, Lotus Esprit Sport 350, Mitsubishi Lancer Evolution VI Tommi Makinen Edition, Nissan Skyline GT-R R34, Renault Sport Clio RS 172 e a terceira geração do Toyota MR2. Neste mesmo ano, foi lançado também o primeiro Porsche 911 GT3, já na geração 996, lançada em 1997.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Alfa Romeo Aston Martin Audi BMW Bugatti Chevrolet Chrysler Dodge Ferrari Fiat Ford GMC Honda Jaguar Lamborghini Lister Lotus Maserati mazda McLaren Mercedes-Benz MG Mitsubishi Nissan Opel Pagani Peugeot Plymouth Porsche Proton Renault Subaru Suzuki Toyota TVR Volkswagen Volvo


PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Pedro Recent comment authors
Pedro
Visitante
Pedro

Não falta aí o primeiro beemer 3’er com mais de 100 cv/l??