Mercado • 04 Fev 2017
Mercado • 24 Fev 2020
Meyers Manx utilizado por Steve McQueen vai a leilão
Em Janeiro, o Ford Mustang GT utilizado por Steve McQueen no filme Bullitt, bateu todos os recordes de vendas de modelos idênticos. Agora, vai a leilão outro automóvel, o buggy Meyers Manx, que Steve McQueen utilizou no filme The Thomas Crown Affair.
No filme de 1968, três automóveis desenrolaram o papel principal. O assaltante de bancos, Thomas Crown, personagem interpretada por McQueen, tinha na sua posse um Rolls-Royce Silver Shadow Coupe de 1967 e o Meyers Manx. A investigadora de seguros Vicki Anderson, interpretada por Faye Dunaway, utilizava um Ferrari 275 GTB/4 NART Spyder. Inicialmente, seria um Jeep a fazer o papel do buggy, no entanto, McQueen viu um Meyers Manx na revista Hot Rod, e achou que era o ideal. As cenas do filme foram filmadas em tempo real e com McQueen a conduzir.
O Meyers Manx utilizado no filme é bastante especial, pois foi construído por encomenda para Steve McQueen e especialmente para entrar no filme, com todo o desenho exterior e a mecânica únicos. A transformação foi efectuada pela Con-Ferr, da Califórnia, empresa especialista em veículos todo-o-terreno da época. As transformações incluíam um pára-brisas a toda a volta, idêntico aos utilizados nas lanchas rápidas, faróis embutidos na frente do automóvel, com cobertura em plástico e a rack de bagagem na traseira. Já o interior foi produzido por encomenda a Tony Nancy, com um interior bastante luxuoso para um buggy.
O motor, ao invés do tradicional Volkswagen de quatro cilindros opostos, foi montado um motor de seis cilindros opostos de 2,7 litros extraído do Chevrolet Corvair, montado no tradicional chassis do Volkswagen Carocha, mantendo também a suspensão traseira de braço articulado. A potência extraída do motor é de 230 cv, valor elevado para um peso de pouco mais de 450 kg. O motor estava acoplado a uma caixa de quatro velocidades da Volkswagen.
Uma funcionalidade instalada neste automóvel foram duas alavancas de travão de mão, independentes para cada roda traseira, de modo a facilitar as manobras de McQueen. Tal como um buggy tradicional, os pneus são maiores e mais altos.
Com o fim da produção do filme, o Meyers Manx foi vendido, indo para o Havai. Foi adquirido por Jimmy Pflueger, concessionário Lincoln e Mercury. Nos primeiros tempos foi utilizado em competição, pois Jimmy queria um buggy leve e potente, como era o caso. No entanto, o motor foi trocado para um Volkswagen, preparado para competição, desafiando as areias de Honolulu. Posteriormente foi vendido para Kauai, onde também foi utilizado na competição. Voltou para Honolulu, onde o actual proprietário o trocou por um Mini Cooper S e uma shotgun, em 1997. Durante quase duas décadas, ficou parado, a aguardar o restauro merecido.
Após ter sido descoberto, no Verão de 2018, o Meyers Manx foi totalmente restaurado, mantendo toda a originalidade, tal como foi utilizado nas filmagens. Um dos grandes pormenores levados a cabo, foi a substituição do motor Volkswagen, pelo Chevrolet Turbo-Air 6 do Corvair. O Meyers Manx serão oferecido em leilão pela Bonhams, na sua venda anual em Amelia Island, no dia 5 de Março.