O caminho até à F1: Gerhard Mitter

Arquivos 15 Fev 2020

O caminho até à F1: Gerhard Mitter

Por Pedro Branco

Tal como muitos outros do seu tempo, Gerhard Mitter começou a sua carreira nas motos, chegando até a ser Campeão Nacional Junior da classe de 125 cm3 na Alemanha, em 1955. Chegando à nova Fórmula Junior à Alemanha, este filho de refugiados dos Sudetas mudou para a nova competição de monolugares, depois de ter parado de correr em motos e de ter acabado a sua formação como mecânico, aproveitando para isso os recursos do negócio familiar, uma representação da DKW perto de Stuttgart, construindo um monolugar que ia um pouco contra o “zeitgeist” da altura: tinha o motor e tracção à frente e o propulsor DKW era a 2 tempos!
 
O certo é que o aparente anacronismo não foi obstáculo para bons resultados, tendo ainda conduzido o carro no seu triunfo no campeonato alemão em 1960, embora aí também já tenha feito parte da temporada com um mais convencional (e competitivo) Lotus 18 (mas ainda equipado com o motor DKW AU 1000).
 
Depois da grande confusão do campeonato de 1961, onde acusações de batota a si e a outros concorrentes, levou o AvD a não atribuir o título a ninguém, revalidou a coroa em 1962, novamente num Lotus/DKW. Aliás, os seus motores eram tão bem vistos pela concorrência que muitos lhe encomendavam unidades!

 
Também em 1962 Mitter tem o seu primeiro “gostinho” de F1 ao disputar o GP de Solitude num Lotus 21 da Filipinetti, além de ter participado nos 1000KM de Nürburgring com um Porsche 356B inscrito pela empresa familiar.
 
Será ao volante de um carro desta marca, da qual será piloto oficial em corridas de sport até ao final da sua vida, que acabará por fazer a sua estreia no Mundial de F1, mais concretamente ao volante de um 718 inscrito pela Ecurie Maarsbergen de Carel Godin de Beaufort no GP da Holanda de 1963. Faleceria nos treinos para o GP da Alemanha de 1969 ao volante de um BMW de F2.

 

previous arrownext arrow
Slider


TAGS: F1 Gerhard Mitter Pedro Branco


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar