Barn find: Os tesouros esquecidos

Clássicos 07 Fev 2020

Barn find: Os tesouros esquecidos

Por Irineu Guarnier

“Barn find”, em língua inglesa, significa a descoberta de um veículo clássico abandonado por muito tempo em um celeiro. A tradução para o português, “achado de celeiro”, não é a ideal, mas resume a surpresa que volta e meia contempla algum felizardo. O barn find é o sonho de qualquer colecionador de carros antigos. Algo tão raro que praticamente virou lenda na comunidade antigomobilista.
 
De vez em quando aparece alguém com a história de um barn find inacreditável nos encontros de clássicos. Nem sempre são verdadeiras. Quando são reais, porém, despertam grande interesse entre os aficionados. Contudo, um barn find não é o equivalente a acertar na loteria. Por vezes, os achados encontram-se em estado tão deplorável, sem componentes essenciais e sem documentos, que a sua revitalização se transforma num verdadeiro pesadelo.
 
Desde o tempo em que garimpava carros antigos para restauração tenho por hábito fotografar os exemplares abandonados que encontro. Sempre me dói ver máquinas que um dia fizeram a alegria de seus donos – e que ainda poderiam estar rodando por aí – sendo consumidas pelo tempo e pelo descaso. Ainda assim, as fotografo, pois acredito que muitas delas conservam, sob a pátina ferruginosa dos anos, a sua antiga nobreza. Ou não?

 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

 
Fotografias: Irineu Guarnier


Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.



PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar